Museu de Arte: Ana Maria Weston


19/09/2011 16:11

Compartilhar:

Ana Maria Weston<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/MuseuAnaMariaWeston.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cocos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/MuseuObraWestonCocos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em perfeita aderência aos frutos da natureza, o hiperrealismo de Ana Maria Weston



A certeza pictórica de Ana Maria Weston encontra-se em perfeita aderência à natureza e aos seus frutos. Uma certeza que constitui uma verdade poética e que envolve todo o seu espírito e as propensões de seu sentimento.

Sua pintura centraliza-se totalmente sobre o real redescoberto no vivo de sua essência, numa dimensão que transcende as meras faces da realidade para solucionar o encanto sutil que, no equilíbrio entre forma e cor, emana também das coisas mais simples do mundo que nos cerca.

Trata-se de uma pintura forte, decisiva e clara na sua impostação, rica de acentos cromáticos que dão vida a um conto pleno e sonante onde se alternam tons profundos e luzes esplendorosas. Ela reespelha o sentimento de encanto e de emoção que anima a artista, especialmente quando pinta composições de natureza morta que revelam inteiramente sua maestria.

Traduzindo suas emoções aos produtos que a terra nos oferece, suas obras recentes nos falam do mundo vegetal, mas um mundo bem definido, o dos frutos, que a artista pinta com amor e traço firme.

Nessas naturezas, bem hiperrealistas, Ana Maria Weston consegue recriar a verdade da vida através de construções sólidas, plasticamente vivas e essenciais, servindo-se de um desenho detalhado e de uma matéria cromática e intensa.

A obra Cocos, doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, constitui uma demonstração do reviver de lembranças acumuladas de sua infância, no interior de sua Colômbia natal, mas também de suas sólidas raízes com a mãe-terra.



A Artista



AMWeston, pseudônimo artístico de Ana Maria Weston, nasceu em Barrancabermeja, Colômbia, em 1957. Residiu ainda na Inglaterra, México, Estados Unidos, Venezuela e atualmente no Brasil, onde fixou residência em São Paulo.

A partir de 1977, iniciou uma série de cursos artísticos: desenho de interiores no Taller 5 em Bogotá, Colômbia (1977 e 1978), pintura, escultura e cerâmica na City of London Polythecnic em Londres, Inglaterra (1980), desenho e teoria da cor no Corcoran Schoool of Art em Washington, Estados Unidos, desenho e decoração de interiores com John Robert Powers na School of Design de Washington, Estados Unidos (1981), pintura no Atelier Taller de Arte Gomez Campuzano, Bogotá, Colômbia (1982 a 1984), pintura no Atelier de Anna Vilma Potye (1998 a 2002) e no Atelier de Cecília Braun, ambos em São Paulo.

Participou de exposições individuais e coletivas, destacando-se entre elas: "Portas e Janelas", "Domingo" e "Encontros" na Casa da Fazenda do Morumbi, SP (1999, 2000 e 2002); Atelier Anna Vilma Potye e Galeria Mali Villas Boas, SP (1998); Atelier Anna Vilma Potye, São Jose dos Campos e Memorial da América Latina, SP (2000); Galeria Maestro Luís Frias; Galeria Maestro Santos; Hotel Bouganville e "Arte Cultura em alto mar", Casa da Fazenda do Morumbi, SP (2001) e "Colômbia Viva", Shopping Eldorado, São Paulo (2002); "Metamorfose", Galeria Bric a Brac, SP (2005).

Possui obras em coleções particulares do Brasil, Colômbia e Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp