Vereadora de Itapira se diz ameaçada e pede ajuda à Assembléia


20/02/2004 17:38

Compartilhar:

Deputado Emidio de Souza recebe a vereadora Sônia de Fátima Caledone dos Santos, do PT de Itapira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/VereadoraItapira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Assessoria do deputado Emidio de Souza

Dizendo-se ameaçada de morte, a vereadora Sônia de Fátima Caledone dos Santos, do PT de Itapira, veio à Assembléia Legislativa pedir colaboração ao 1º secretário da Casa, deputado estadual Emidio de Souza (PT), para que interceda junto ao governo do Estado no sentido de lhe garantir proteção policial.

Sônia disse que a gota d'água para o pedido de proteção policial foi uma ameaça explícita a sua vida e a do vereador Jurandir Siqueira (PSB), feita por uma pessoa desconhecida, que estava na platéia na sessão da Câmara Municipal do dia 16/2. "Alguém, que estamos tentando identificar, gritou que eu iria morrer e que passaria fogo no vereador Jurandir", denuncia.

A vereadora, conhecida em Itapira por Sônia Recchia, afirma que as hostilidades se intensificaram na Câmara Municipal no início de fevereiro deste ano, quando ela se posicionou contrariamente à iniciativa do prefeito de sua cidade, José Antônio de Barros Munhoz (PSDB), de entregar à Sabesp os serviços municipais de água e esgoto.

Sônia Recchia diz que, em outubro do ano passado, sofreu constrangimento de forma velada do líder do prefeito, vereador Dirceu de Oliveira (PMDB), durante sessão legislativa. O constrangimento foi feito publicamente e está registrado em ata. A vereadora fez B.O. relativo a esse fato e a Câmara instaurou CPI com o intuito de cassar seu mandato, sob o argumento de que Sônia "agiu contra o vereador e atingiu a imagem da Câmara". A Justiça, no entanto, concedeu liminar à vereadora e suspendeu a CPI em dezembro último.

Sônia Recchia denunciou também que sua filha foi cercada por quatro desconhecidos dentro da Câmara Municipal de Itapira, quando ocorria uma sessão, e que vem sofrendo reiteradas ameaças contra sua integridade, feitas por telefone. Disse ainda que flagrou dois indivíduos distribuindo panfletos apócrifos contra ela, posteriormente identificados como funcionários da Prefeitura Municipal de Itapira. Ambos foram conduzidos ao Distrito Policial, onde foi feito boletim de ocorrência.

"Nesse ano de eleições ouço todos os dias que devo tomar cuidado", desabafa Sônia, lembrando que encaminhou ofício à Polícia Militar local pedindo proteção, sem no entanto obter resposta.

Providências

O deputado Emidio de Souza enviará ofício ao Comando Regional da Polícia Militar de Mogi-Guaçu, responsável pela segurança do município de Itapira, relatando as ameaças e pedindo urgência na proteção policial para garantir a integridade física da vereadora Sônia Recchia. Também encaminhará ofício ao secretário de Estado da Segurança Pública e ao presidente da Câmara Municipal da cidade com igual conteúdo.

"Não podemos tolerar que esse tipo de ameaça ocorra no Estado de São Paulo. Devemos preservar nossas instituições democráticas e, acima de tudo, seus integrantes para que desenvolvam seus mandatos sem qualquer tipo de constrangimento", declarou o 1º secretário da Assembléia Legislativa.

emidio@al.sp.gov.br

alesp