Encontro discute exploração turística do Caminho do Mar


21/10/2003 17:46

Compartilhar:

Deputado Marcelo Bueno (ao centro) discute projeto turístico  
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/marcelobuenob20out.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Marcelo Bueno

A exploração turística da estrada Caminho do Mar, um dos principais pontos históricos de Cubatão e do país, foi o tema de reunião, na segunda-feira, 20/10, entre o deputado Marcelo Bueno (PTB), representantes da prefeitura local, da Dersa, da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae), Instituto Florestal e Secretaria do Meio Ambiente estadual.

O encontro foi mais um passo para a viabilização do Pólo Ecoturístico da Mata Atlântica, que consta em projeto apresentado pelo parlamentar em agosto passado. Ficou definido pela Dersa que, até o próximo dia 10 de novembro, a estrada estará recuperada, já que a Emae está desenvolvendo o projeto do plano de remanejo.

Bueno será o responsável por cobrar dos órgãos envolvidos a agilidade em suas resoluções.

Cubatão como estância turística

Há muito tempo Cubatão almeja ser reconhecida como estância turística, lembra Marcelo Bueno. "A cidade tem diversas trilhas ecológicas e históricas, como a Calçada do Lorena, o primeiro acesso à capital paulista construído e preservado até hoje. Ela foi usada por Dom Pedro I para chegar a São Paulo e proclamar a Independência do Brasil. Também era esse o acesso pelo qual se transportavam as mercadorias vindas do Porto de Santos."

Com o desenvolvimento da região, foi construída a estrada Caminho do Mar, que, até a década de 80, era a referência do turismo na cidade de Cubatão. Sua abertura ainda depende da liberação do projeto por parte da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Florestal, observa Bueno.

mbueno@al.sp.gov.br

alesp