Especialistas discutem na Assembléia reservas de desenvolvimento sustentável


24/04/2006 19:23

Compartilhar:

O evento reuniu moradores de áreas de reserva, assessores e representantes de movimentos sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semina sustenta 505mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Especialistas em meio ambiente debatem Reservas de Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/semina sustenta 506mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado José Zico Prado (PT) foi realizado nesta segunda-feira, 24/4, na Assembléia Legislativa, debate sobre Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs).

O evento reuniu moradores de áreas de reserva, assessores e representantes de movimentos sociais. Especialistas em meio ambiente explicaram que RDS é uma das categorias de unidades de conservação criadas em 2000 pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Suas principais características são a manutenção da população local, que participa nas atividades do manejo dos recursos naturais e na vigilância da reserva; a possibilidade de manejo da fauna e flora com base em sólida pesquisa científica; a flexibilização para mudança de estratégias de acordo com os mercados; a manutenção da propriedade privada; a implementação de programas para valorização e melhoria das condições de vida da população local; e o estabelecimento de parcerias estratégicas com organizações governamentais e não-governamentais para o desenvolvimento de propostas para o uso sustentado dos recursos naturais.

Conforme disse um representante de moradores da Juréia, desde 1990 os moradores da região tentam sair da ilegalidade, mas isso só acontecerá com a apresentação de projeto de lei nesse sentido. Ainda assim, eles consideram que a solução para esse problema ainda está longe de acontecer.

Uma das questões que mais incomodam os moradores de áreas de preservação é o constante enfrentamento com a polícia, que, segundo eles, os trata de maneira ostensiva. Os moradores acreditam que essa relação pode ser alterada com a adoção da gestão compartilhada e com o respeito às comunidades locais, inclusive as quilombolas e indígenas.

alesp