Museu de Arte - Eva Rossi utiliza seixos de vidro para criar obras mágicas e inéditas


06/03/2009 14:18

Compartilhar:

Fantasia noturna<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/EVAROSSIFANTASIANOTURNA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eva Rossi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/foto_evarossi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Quando uma obra de arte é forte, não há necessidade que seja agradável; quando suas cores são acesas, não ocorre que sejam necessariamente harmônicas.



Através de uma técnica individual com predomínio de colagem de seixos de vidro, Eva Rossi opera sua arte e alcança resultados verdadeiramente inusitados.



Concebida na liberdade da própria paixão artística e no empenho das temáticas que utiliza, sua obra se transforma muna mensagem imediata e eficaz.



Eis o valor de uma boa parte da obra de Eva Rossi, daquela parte mais intima e mais escondida, mais improvisada e mais sincera. Trata " se não somente de obra de arte, mas também de um grito independente e livre de sua própria verdade.



Com efeito, não há diferença entre suas obras mais informais e aquelas onde se encontram as aparências das coisas mais reais. Sua criatividade nasce no seu próprio interior, pois não é reprodutiva nem imitativa.



A obra "Fantasia noturna", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e realizada com conchas e zirconia, apesar da obscuridade da maioria de suas criações, uma luminosidade mágica se reflete através dos seixos de vidro multicores que aplica em suas obras.





A Artista



Eva Rossi nasceu na Finlândia, em 1954, filha de pai de origem italiana e mãe sueca. Formou-se em filologia inglesa na Universidade de Turku, na Finlândia.



De 1980 a 1983, morou em Johannesburgo na África do Sul, transferindo-se a seguir para Milão na Itália, Lausanne, Suíça, em Santiago do Chile, em seguida fixou residência no Brasil, na Serra da Mantiqueira, em Pindamonhangaba.



Cursou vitralismo com Brian Rowe em Miami, onde criou o seu próprio atelier no Bird Road Art Connection.



Participou de exposições individuais em Taidesalonki Piirto, Helsinki, Finlândia (2005 e 2007); Galeria Spazio Surreale, São Paulo (2008) e em mostras coletivas no Centro Cultural da Alemanha, Chicago, EUA (2007 e 2008); Marle Place, Brenchey, Inglaterra (2007); Oval Theatre Londres (2006); Land Mark Midsummer Art Fair, Londres, Inglaterra; Dulwich Art Fair, Londres; Chelsea Art Fair, Londres (2006 e 2009); Cat Hin Art Gallery, Londres; Galery At OXO, Londres (2005); Mountbatten Galery, Portsmoutr (2002); Auran Galleria Turku, Finlândia (2005); Maidstone Museum, Inglaterra (2001).



Possui obras na coleção de Maurice Gibbs em Londres e três vitrais para a capela da residência oficial do Arcebispo Católico de Miami, no Palácio Real da Arábia Saudita e em coleções particulares na Finlândia, Inglaterra, Noruega, Dinamarca, Espanha, França, Estados Unidos, Hong Kong, Austrália, Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp