Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - Renata Simões
14/06/2011 10:33
Renata Simões pertence à classe de pintores que se inspiram em um próprio mundo poético, que não estão bloqueados em esquemas próprios da pintura realista, mas são sensíveis às solicitações da fantasia e atentos em seguir, por um fio condutor simbólico-narrativo, um particular tipo de idealização da realidade.
Artista exótica, culta e sensível, que não pode ser classificada de primitiva, cria composições com cores e ambientação da natureza. Seu refinamento chama a atenção do observador, paralelamente à sua habilidade fundamentalmente artística. O sentido da ação motora e de perspectiva lhe permite dar, a cada quadro, uma ambientação física superior em eficácia.
Pintando paisagens exóticas, ricas de luz e de cor, suas criações possuem um sentido cromático, com intensas e acesas contraposições tonais. Essas paisagens, onde terra e céu absorvem uma orgia de tintas, conferem a cenas ou à vegetação que as compõe reflexos e aspectos mágicos evocados com eficácia e convincente linguagem.
Em suas obras a limpidez do desenho, o forte cromatismo, o meticuloso cuidado do detalhe e a atmosfera que elabora alcançam uma intensidade criativa e uma calorosa espontaneidade. Pela autenticidade, suas obras expressam pura poesia, aliás, o mundo poético que nelas se move é evidente e tocante. Ela manifesta algo diferente que é tão somente seu: o modo de reduzir certas cores à sua essência e criar um clima de efeitos sugestivos.
As obras "Vegetação em Anavilhanas" e "Vitórias-régias na Amazônia", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, refletem o amor da artista pelo interior do Brasil, seguindo um itinerário de liberdade pintando a terra, rios, valorizando árvores, casas, céu, flores, enfim, regiões que lhe pedem nome e vida, além do tempo. Sua vocação artística não tem obstáculos, mas cria com uma instintiva paixão e um sentido poético incomum.
A artista
Renata Simões, pseudônimo artístico de Renata Vasconcellos Simões, nasceu em São Paulo em 1969. Interessou-se pela pintura desde os 12 anos de idade, dedicando-se inicialmente a desenhar flores com lápis de cor. Formou-se em direito, profissão que pratica como procuradora do Estado de São Paulo. Pintora autodidata, aproveitou suas viagens de estudo ao exterior para visitar lugares e museus da Europa, Egito e Israel.
Demonstrando ser possível uma nova linguagem na pintura de paisagens, por meio do entrelaçamento de tonalidades, que confere maior vibração e leveza à vegetação, participou de diversas exposições em São Paulo e na Bahia: "Paisagens Brasileiras" (2000) e "Paisagens do Brasil: Um novo olhar" (2001), Museu Náutico da Bahia, Salvador, BA; "Pinturas do Brasil", Espaço Cultural da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo (2002), Espaço Cultural V Centenário, São Paulo (2005), na Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, na Casa da Fazenda do Morumbi e nas bienais internacionais de Florença e de Roma.
A artista foi selecionada para o livro "Itália-Brasil, Arte 2007" e "Arte 2011-2012". Possui obras em diversos acervos particulares e oficiais, no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições