Movimento popular vai às ruas contra anúncio de penitenciária


29/06/2009 13:09

Compartilhar:

Passeata contra a construção de unidade carcerária em Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/ANAPERUGINIPIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Piracicaba tem se movimentado contra a construção de mais uma unidade carcerária no município. No dia 19/6, Ana Perugini (PT) participou de uma passeata pelas principais ruas da cidade contra a instalação da penitenciária, anunciada pelo governo do Estado por meio da publicação do Decreto 54.091, em 11/3 deste ano no Diário Oficial do Estado. O ato político contou com a participação de sindicatos filiados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), do DCE da Unimep, entidades da sociedade civil, do deputado Roberto Felício (PT) e dos vereadores José Antonio Fernandes Paiva, Laércio Trevisan Júnior e José Pedro Leite.

No dia 18/6, Ana Perugini esteve em audiência com o procurador Geral da Justiça do Estado, Fernando Grella Vieira, que recebeu das mãos da deputada uma representação judicial questionando as ações do governo do Estado em relação aos municípios que receberão presídios.

As autoridades e manifestantes protestam contra a imposição da construção da unidade carcerária em Piracicaba que já conta com um Centro de Detenção Provisória e um Centro de Ressocialização Feminino.

A defesa da parlamentar pelas cidades com presídios teve início em 2.007, quando assumiu o cargo no Parlamento Paulista. O Projeto de Lei 556 foi sua primeira propositura elaborada e, desde então, ela defende que o governo do Estado compense as cidades com unidades carcerárias, tendo em vista os ônus que o sistema carcerário traz para as cidades.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp