Lançada Frente Parlamentar de Apoio à Mineração


13/11/2006 16:09

Compartilhar:

Deputado João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramezMineracao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento oficial da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração (FPAM) aconteceu nesta quarta-feira, 8/11, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa. A frente, coordenada pelo deputado João Caramez (PSDB), foi criada com o objetivo de promover ações para o desenvolvimento do setor, que é um dos mais importantes do Estado de São Paulo.

Segundo Caramez, a FPAM foi idealizada para ser uma frente suprapartidária, pois o apoio à mineração é uma questão que está acima dos objetivos partidários, já que o setor é um dos grandes responsáveis pela geração de empregos no Estado.

A frente conta com o incentivo de diversos setores, os quais foram representados na composição da mesa dos trabalhos. Participaram Eduardo Rodrigues Machado Luz, presidente da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac); Tasso de Toledo Pinheiro, coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin/Fiesp); Paulo Camillo Penna, do Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram); Enzo Luiz Nico Jr., chefe do 2º Distrito do Departamento Nacional de Produção Mineral; o deputado Roberto Morais (PPS); Samuel Moreira da Silva Jr., presidente do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e deputado eleito pelo PSDB; e o prefeito de Registro, Clóvis Vieira.

Um dos grandes desafios da FPAM será reverter a imagem negativa que o tema carrega há muitos anos. O diretor executivo da Anepac, Fernando Mendes Valverde, explicou que, por desinformação, o assunto é visto como "bicho-papão" sem merecer. Ele disse que a mineração, especialmente a de derivados, é a grande propulsora do desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, já que a areia, o cimento, a cerâmica e o mármore, entre outros, são extremamente necessários na construção civil.

A partir do lançamento, o próximo passo da frente será estabelecer a metodologia de trabalho e definir os temas que serão aprofundados, incentivando a participação de todos os agentes envolvidos, de forma a identificar os problemas e sugerir providências que viabilizem a adoção de uma política para o setor. A próxima reunião está marcada para 14/2/2007. Os resultados das discussões servirão de base para a elaboração de um documento que será encaminhado ao governador eleito José Serra.

"A nossa luta será em favor do aumento da produção de minérios de forma sustentável, estimulando essa importante força econômica do Estado. Faremos isso tendo como grande preocupação a política ambiental, para que o desenvolvimento seja alcançado sem colocar em risco o meio ambiente", explicou o deputado João Caramez.

alesp