Captação e armazenamento de água da chuva

Parlamento Jovem 2007 reportagens
23/11/2007 19:51

Compartilhar:

Addans Layon Costa Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ENTREVISTA Marta + Addans Soares (6)MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Addans Layon Costa Soares, aluno do 3º ano do ensino médio da EE Pedro Pedrosa, em Nhandeara, desde que tomou conhecimento do risco da escassez das reservas naturais do planeta, procurou "fazer a sua parte", como ele mesmo diz. Em casa, onde mora com a mãe, Vilma, procura alertá-la para o problema e até fiscaliza possível desperdício. Apesar de dedicar-se mais à questão ambiental, interessou-se por integrar o Parlamento Jovem porque acredita que a participação da juventude na política é muito importante para que se possa cobrar ações das autoridades, mas acrescenta: "desde que cada um esteja consciente de seu dever como cidadão e faça a sua parte. Não basta cobrar".

Para ele, a característica fundamental para um bom político é seu histórico, que deverá incluir a honestidade e bons projetos para a sociedade.

O foco de seu projeto foi a natureza e trata da captação e do armazenamento de águas pluviais, por intermédio da instalação de redes e calhas espalhadas nos telhados e lugares altos e repartições públicas (escolas, postos de saúde, hospitais, etc). Depois de captada, essa água será armazenada em reservatórios, como tanques e caixas d"água e utilizada na limpeza de prédios, na irrigação de solo para plantio e aproveitada para outras finalidades, que não sejam para o consumo humano.

De acordo com o projeto de Addans, as repartições que se interessarem deverão elaborar uma proposta técnica a respeito da estrutura da captação a ser desenvolvida; deverão orçar o valor total da proposta; estipular um prazo para a sua execução e enviá-la ao órgão competente do governo. Se aprovada, o governo liberará recursos para sua execução e ficará encarregado de fiscalizar o cumprimento do projeto.

"Mais importante do que a economia de dinheiro gerada, será a preservação da água, de extrema importância para as futuras gerações", finaliza.

alesp