Consórcio do PCJ elege diretoria para 2009-2010


16/02/2009 18:16

Compartilhar:

Ana Perugini durante reunião do PCJ<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2009/ANAPERUGINIAGUA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) elegeu, na sexta-feira, 13/2, sua nova diretoria. O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, foi eleito presidente para o biênio 2009/2010. A 61ª reunião ordinária ocorreu em Americana, na Região Metropolitana de Campinas e contou com a presença da deputada Ana Perugini (PT). A deputada alertou para a fragilidade do Sistema Cantareira, um dos maiores bancos de águas do mundo e que abastece a região de Campinas e parte da Grande São Paulo.

Em seu pronunciamento, Ana Perugini citou as cidades mineiras de Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí-Mirim que guardam as principais nascentes do Cantareira e a necessidade de uma atuação conjunta na preservação desses mananciais. "Temos que nos espelhar no que já ocorre em Extrema, onde existe a concepção do produtor de águas".

Defensora da ampliação dos sistemas de saneamento básico, Ana Perugini coordena, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp, empresa de economia mista, com maioria do capital controlado pelo governo do Estado e que está presente em 368 municípios paulistas.

Para a deputada, a atuação do Consórcio PCJ, formado por 64 municípios, é fundamental para a preservação dos mananciais e no desenvolvimento de políticas públicas ambientais. "Ainda são muitas as cidades do Estado com deficiência na coleta e no tratamento dos esgotos. Na maior parte dos municípios de atuação da Sabesp, o contrato de concessão está se encerrando, depois de 30 anos de operação e, mesmo assim, o que se encontra são estações de tratamento de esgoto inacabadas e rios poluídos."



aperugini@al.sp.gov.br

alesp