Estudo da ONU mostra importância de projeto sobre Lixo Eletrônico


20/05/2010 14:07

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/BALEIAONU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um estudo realizado pela ONU que aponta os riscos do chamado "Lixo Eletrônico" à saúde pública e ao meio ambiente, motivou o deputado Baleia Rossi (PMDB) a reivindicar a agilização do trâmite e da votação do Projeto de Lei 229 de 2010 que obriga fabricantes e comerciantes de aparelhos e equipamentos eletrônicos a reciclarem ou darem destinação final adequada a estes produtos fora de uso.

Rossi afirma que, através do estudo, "ficou comprovado que, sem a existência de processos de reciclagem ou planos de destinação final adequada de produtos e equipamentos eletrônicos, ocorrem grandes emissões de substâncias tóxicas e radioativas, altamente nocivas à saúde pública e à preservação da natureza. Celulares, televisores e pilhas têm elementos químicos como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio, comprovadamente associados ao contágio de humanos, particularmente crianças e animais", informa o deputado.

O parlamentar crê que o Brasil não tem agido com a rapidez necessária para corrigir este problema gerado pela destinação inadequada do "Lixo Eletrônico". "A Câmara dos Deputados levou 19 anos para aprovar a Política Nacional de Resíduos Sólidos que regulamenta o descarte do lixo, inclusive o eletrônico, mas o texto ainda tem que ser apreciado no Senado Federal", afirma o parlamentar.

A aprovação do projeto colocará São Paulo na vanguarda da defesa da saúde da população e do ambiente.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp