Uso pedagógico de jornal em sala de aula


30/11/2010 16:50

Compartilhar:

Projeto prevê uso didático de jornais em sala de aula<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/PAULOALEXJORNAL.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para estimular o hábito da leitura, um projeto de lei que tramita na Assembleia desde 2007 defende a inclusão de jornal como material de apoio didático em sala de aula. De autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a proposta cria o programa Jornal e Educação, nas escolas de nível fundamental e médio da rede estadual.

"O programa faz com que o aluno tenha na leitura um instrumento de compreensão dos problemas sociais relatados no jornal", explicou o deputado. Ele destacou que as escolas deverão manter, nas salas de leitura, jornais diários e hemeroteca com temas relevantes para o processo de aprendizagem e exercício da cidadania.

Ao incentivar a prática da leitura de informações de natureza jornalística, o intento é familiarizar o aluno com o jornal e inserir a leitura em um contexto social e jornalístico. Para isso, a escola terá ampla liberdade de elaborar projetos pedagógicos para o melhor aproveitamento dos jornais em classe e extraclasse.

Sob a orientação dos professores, os alunos realizarão leitura, interpretação, análise e de­bate do texto. A abordagem da notícia deve ser multidisciplinar, conforme os conteúdos curriculares do curso.

"O aluno transpõe o campo teórico para o mundo real, em uma ação interativa que envolve os raciocínios dedutivo e intuitivo", explica Paulo Alexandre, que se inspirou em iniciativa da Associação Nacional de Jornais para apresentar o projeto.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp