Assembleia paulista e Câmara dos Deputados fazem seminário sobre o consumo abusivo de álcool no país


11/08/2011 21:20

Compartilhar:

Vanderlei Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ConsumoabusivobebidaalcoolicaDepFedVandereliMacrisMAU.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Consumo Abusivo de Álcool é tema de seminário na Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/Consumoabusivobebidaalcoolica.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris e Geraldo Rezende<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ConsumoabusivobebidaalcoolicaDepFedGeraldoResendeMAU.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cesar Pazinatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ConsumoabusivobebidaalcoolicaCesarPazinattoMAU.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ConsumoabusivobebidaalcoolicaDepJoojiHatoMAU.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/Consumoabusivobebidaalcoolica2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por meio da parceria entre a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados foi realizado nesta quinta-feira, 11/8, o seminário Consumo Abusivo de Álcool, sua causas e consequências. O evento reuniu estudantes, professores, diretores de escola, assessores de parlamentares municipais, estaduais e federais e representantes de vários segmentos da sociedade que, interessados sobre as experiências obtidas até o momento, assistiram a palestras sobre a política de combate ao uso de álcool no Estado de São Paulo, sobre a influência da propaganda no aumento do consumo de bebida alcoólica e também sobre o sucesso da experiência do Município de Tarumã, que conseguiu reduzir sensivelmente os índices de consumo de álcool e outros tipos de drogas entre seus habitantes.

De iniciativa do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), relator, e presidida pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) a Comissão Especial sobre Bebidas Alcoólicas da Câmara dos Deputados, criada em abril passado, realizou até o momento nove reuniões ordinárias e ouviu dezenas de especialistas. Além deste encontro, a comissão esteve em Campo Grande, vai ao Ceará e a uma cidade da região sul do país. O objetivo é conhecer a realidade de cada região para a elaboração de medidas socioeducativas e de tratamento dos dependentes.

Representando o presidente do Legislativo paulista, o deputado Jooji Hato (PMDB), um dos combatentes do uso de drogas e bebidas alcoólicas entre os jovens neste Parlamento, enfatizou que a luta nesse sentido é difícil, mas necessária. "Além da tristeza, o uso abusivo do álcool é um grande desagregador familiar." Hato também citou o aspecto econômico que envolve o uso excessivo de qualquer tipo de droga.

O deputado Cauê Macris informou que sempre teve grande preocupação com o uso abusivo de qualquer substância entorpecente. Também jovem, o deputado manifestou especial interesse em aumentar a comunicação com os jovens, inclusive usando linguagem usada por eles.



As drogas nas américas



Geraldo Resende apresentou números bastante expressivos sobre o consumo de bebida no país. "O alcoolismo é uma patologia que acomete 11,2% dos brasileiros que vivem nas 107 maiores cidades do país. O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos por mortes violentas."

Estudo da Organização Panamericana de Saúde realizado entre os jovens americanos (América do Sul, Norte e Central) em 2007, o álcool é a droga preferida pelos jovens (preferência maior que por todas as drogas ilícitas juntas). Os levantamentos apresentados pela comissão especial dizem que entre 2001 e 2007 mais de 56 mil pessoas foram afastadas de suas atividades profissionais em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas, e mais de cinco mil aposentadorias foram requeridas por consumo de substâncias psicoativas nesse período. Esses dados fazem parte do relatório sobre drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Ainda conforme o Senad, entre os diagnósticos de transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas, a substância psicoativa que mais esteve associada a afastamentos foi o álcool, seguido pela cocaína. "As estatísticas são preocupantes", afirmou o parlamentar. (veja box nesta página sobre dados de pesquisas).



Educação



Entre os palestrantes foi unânime a opinião de que a melhor forma de se combater o uso abusivo de qualquer substância psicoativa é a educação. Uma vez que o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem condições para receber e tratar todos os dependentes, a educação funciona como uma eficaz medida preventiva. "Não há vagas para internação e não há programa voltado para os dependes. É uma realidade que precisa ser urgentemente mudada e esta comissão especial pretende ser um desses agentes modificadores", completou Geraldo Resende.

A invasão das cervejarias e de outros segmentos da indústria alcoólica nas mídias (rádio, tevê, jornais, pontos de distribuição de vendas, internet e revistas) inclusive nas redes sociais (Facebook, Twitter e Orkut) impressiona negativamente os palestrantes. Inclusive, de acordo com o professor Cesar Pazinatto, coordenador pedagógico do Colégio Santo Américo, muitas dessas propagandas desrespeitam determinações do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Pazinatto também falou sobre o levantamento que a Unifesp fez junto aos colégios particulares do Estado sobre o assunto. Foi constatado que os jovens começam a beber cada vez mais cedo, com 13 anos de idade e, em sua maioria, com a permissão ou consentimento dos pais. Os meninos preferem beber cerveja e chopp e as meninas caipirinha. Esse estudo aponta também que o número de meninas que bebem é superior ao dos meninos e que os números entre os estudantes da rede pública de ensino são muito semelhantes aos apresentados pela universidade.



Políticas públicas



Recentemente, o governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei proibindo a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos e a tolerância ao seu uso. As medidas punitivas aos estabelecimentos que desrespeitarem a legislação (veja box sobre o assunto) são bem rigorosas. Para garantir o cumprimento da lei, a Vigilância Sanitária e as Polícias Civil e Militar serão responsáveis pela fiscalização nos variados estabelecimentos.

O coordenador de Saúde Mental do Estado, Sérgio Tamai, também apresentou dados estaduais bastante elevados. Segundo ele, o álcool é responsável por 10% dos problemas relacionados à saúde no Estado, 50% dos acidentes automobilísticos, 20% das internações clínicas gerais, 60% dos casos de violência doméstica, 50% das faltas ao trabalho e 90% das internações por dependência química.

Ainda nesse sentido, o prefeito de Tarumã " pequeno município com 13 mil habitantes próximo a Assis ", decidiu, em 2007, implantar o Projeto Periscópio (projeto piloto para combater o uso de álcool e drogas na cidade). Para o prefeito Jairo da Costa e Silva, a sociedade clama por soluções nessa área e o sucesso do programa ocorreu porque todas as secretarias municipais de Tarumã foram envolvidas e toda a sociedade participa da fiscalização dos bares, mercados e restaurantes.

Conforme a secretária da Saúde de Tarumã, Ana Cecília Petta Roselli Marques, antes da implantação do programa grande parte da população gastava 12% do orçamento mensal com algum tipo de droga. "Precisamos fazer uma radiografia da cidade para conhecermos os hábitos, costumes e prioridades dos moradores". A secretária lembra que o projeto ainda é incipiente, mas já é possível verificar a redução de 50% dos índices de criminalidade em decorrência da diminuição do consumo de álcool. "É a comunidade que precisa mudar seus hábitos", enfatizou.



Movimento social



O idealizador deste grupo de trabalho na Câmara dos Deputados, Vanderlei Macris, falou sobre a iniciativa pioneira de São Paulo em proibir a venda de bebidas aos menores de 18 anos e também ratificou a ânsia da sociedade em debater a questão do alcoolismo. "O movimento antitabagismo conseguiu chegar às raízes da sociedade, mostrando os malefícios do tabagismo. Com a ampliação dos debates em torno do uso abusivo do álcool, tenho certeza que o mesmo acontecerá. Este é um momento de uma grande cruzada, em que a sociedade e Estado convergem para a solução desse problema."

Todas as informações apresentadas nesta audiência serão disponibilizadas pela Comissão Especial para efetuar estudo sobre as causas e consequências do consumo abusivo de álcool entre os brasileiros. Maiores informações sobre as audiências já realizadas pela comissão estão no Portal da Câmara dos Deputados.

Participaram do seminário, ainda, os deputados federais Aline Correa, Keiko Ota e Marcelo Aguiar. (http://www2.camara.gov.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-temporarias/especiais/54a-legislatura/bebidas-alcoolicas/reunioes).

alesp