Ato Solene homenageia Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança


25/07/2007 18:10

Compartilhar:

Zilda Arns, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MMY (16)-joel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Cido Sério (PT) presidiu nesta quarta-feira, 25/7, no auditório Franco Montoro, uma homenagem à fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns. De 19 a 28/7, Zilda visita São Paulo com a finalidade de fortalecer o programa de trabalho realizado na Capital. "Para nós, Zilda Arns é uma grande pessoa que, juntamente com a Pastoral, conseguiu plantar amor e saber no coração das crianças e não há nada melhor do que isso", afirmou o parlamentar.

A Pastoral da Criança é uma organização comunitária, de atuação nacional e internacional, está presente em 42 mil comunidades pobres, de 4.063 municípios em todos os estados do país. Tem seu trabalho baseado na solidariedade humana e na partilha do saber. O objetivo é o desenvolvimento integral das crianças até os seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo que fortaleçam a organização social e a integração entre a família e a comunidade. "O intuito é diminuir a violência interagindo com o esporte, a escola, a família e a religião. Precisamos dar às crianças uma educação integral, em casa e na escola, impondo limites", disse Zilda Arns.

A Pastoral é órgão da ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem atuação ecumênica, aberta para as pessoas de todas as religiões, sem distinção de raça, cor, sexo, opção política ou nacionalidade. "A Pastoral deve ser fiel, suprapartidária e ecumênica", lembrou a coordenadora. A principal característica é a sua rede, formada por 250 mil voluntários que atuam em nível comunitário e dão sustentação à instituição. A cada ano, 123 mil crianças menores de cinco anos morrem no Brasil, a maior parte em comunidades pobres e por causas que poderiam ser facilmente prevenidas se as famílias tivessem recebido orientações de saúde, nutrição, educação e cidadania. Por isso, a Pastoral da Criança preocupa-se em multiplicar o saber e a solidariedade junto às famílias carentes com o apoio de líderes comunitários capacitados, que moram nas próprias regiões. Seu objetivo principal é proporcionar um aprendizado às comunidades com estímulos e reforços de informações para superar as dificuldades.

O ponto central do trabalho é a organização da comunidade e a capacitação desses líderes que assumem a tarefa de orientar e acompanhar entre 10 e 20 famílias vizinhas, em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, para que elas se tornem sujeitos de sua própria transformação pessoal e social. "Temos uma preocupação muito grande com os nossos voluntários. Estamos sempre capacitando-os, oferecendo cursos e material de apoio. Hoje o nosso jornal tem uma tiragem de 280 mil exemplares e é distribuído nas comunidades. Além disso, há um espaço semanal de 15 minutos cedido por algumas emissoras de rádio, no qual fazemos programas de esclarecimentos", disse a fundadora. O caderno do líder é o instrumento que dá sustentação ao sistema de informação, pois é o registro histórico de todo o trabalho do líder.

Conforme Zilda Arns, a atual preocupação da pastoral são os altos índices de anemia. "Já estamos com a desnutrição controlada. No Brasil, há apenas 3,6 % e no estado de São Paulo, 3,2% de crianças desnutridas. Ou seja, é uma situação controlada, pois está abaixo de 4%, que é o limite. Devemos voltar ao velho feijão com arroz e sucos naturais para ter uma alimentação mais saudável e abaixar os índices. Estamos remodelando o ensino para melhorar este aspecto".

Zilda Arns encerrou dizendo que o sucesso da Pastoral é a descentralização e para que haja um bom andamento, é necessária a participação política. "Para a pastoral trabalhar em rede, precisamos de vocês, assim como vocês precisam de nós".

Números da Pastoral da Criança

Total de crianças menores de 6 anos na Diocese (Censo 2000) 151.530

Crianças menores de 6 anos acompanhadas pela Pastoral da Criança 17.859

Percentual de crianças pobres acompanhadas pela Pastoral da Criança 12%

Paróquias com Pastoral da Criança 134 (32%)

Municípios com Pastoral da Criança 1 (100%)

Comunidades acompanhadas 244

Líderes comunitários atuantes 1.274

Outros voluntários na comunidade 1.204

Total de voluntários 2.478

Média mensal de famílias acompanhadas 13.642

Média mensal de gestantes acompanhadas 648



FONTE: Pastoral da Criança " CNBB

alesp