Movimento Voto Consciente divulga índice de participação política na América Latina


26/09/2005 16:10

Compartilhar:

Índice de Participação Cidadã (IPC) de 2004<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP 2004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Índice de Participação Cidadã (IPC) de 2005<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP 2005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILP logo-RID.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Movimento Voto Consciente, integrante da Rede Interamericana pela Democracia (RID), divulgará oficialmente nesta quinta-feira, 29/9, a partir das 10h, no plenário D. Pedro I da Assembléia Legislativa, a edição 2005 do Índice de Participação Cidadã (IPC). Trata-se de um indicador desenvolvido pela organização chilena Participa e pela Admimark " empresa especializada em pesquisa de mercado " com o intuito de aferir o grau de participação dos indivíduos em assuntos de interesse comum relacionados ao desenvolvimento da sociedade.

Graças ao empenho da RID, organização que congrega entidades que defendem a conscientização política nas Américas, a pesquisa atingiu nesta terceira edição oito países: Argentina, Peru, México, República Dominicana, Costa Rica, Chile, Bolívia e Brasil. O objetivo principal do IPC é avaliar os diversos componentes que envolvem a participação cidadã nesses países. A partir de perguntas diretas, a pesquisa mede níveis de participação em diversos âmbitos e compõe duas medidas: uma aplicável a cada país e outra, mais ampla, adequada à América Latina como um todo.

Foram ouvidos maiores de 18 anos, de ambos os sexos, residentes nos principais centros urbanos dos países que integram a mostra. Ficaram de fora as pessoas residentes em habitações coletivas, de caráter não familiar, como quartéis, hospitais, conventos, prisões, hotéis etc.

Em sua definição, o IPC tem uma estrutura hierárquica e mede o grau de participação em diferentes níveis mediante um índice-resumo que, além de quantificar o grau de participação, também considera a importância de cada tipo de participação a partir do ponto de vista do cidadão.



instituto@al.sp.gov.br

alesp