Deputado quer monitoramento constante da flotação no rio Pinheiros


20/10/2005 16:15

Compartilhar:

O governador Alckmin e o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, firmaram protocolo de intenções para o início dos testes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FLOTACAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assinatura do protocolo de intenções para o início dos testes, com o patrocínio da Petrobrás<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FLOTACAOPETROB2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT) disse que vai exigir monitoramento independente e constante das águas do rio Pinheiros que serão bombeadas para a represa Billings, após processo de flotação. Para ele, o sistema só poderá seguir em frente se os testes comprovarem que não haverá comprometimento do abastecimento público. A finalidade do bombeamento é gerar energia elétrica na Usina Henry Borden, localizada em Cubatão. O governador Alckmin e o presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, firmaram protocolo de intenções para o início dos testes. A Petrobrás patrocinou o projeto.

Segundo Donisete, que participou da cerimônia realizada na sede da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), na terça-feira, 18/10, "os executores deverão respeitar o acordo firmado com a Promotoria do Meio Ambiente, no qual ficou estabelecido que um grupo formado por engenheiros e químicos do Ministério Público estadual e por especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos realizariam um monitoramento constante, analisando, inclusive, amostras das águas flotadas em horários diferentes".

Donisete Braga entende que o sistema de flotação, no qual a Petrobrás já investiu mais de R$ 60 milhões, não é adequado para despoluir o rio Pinheiros. Ele consiste em despejar produtos químicos no rio, que aglutinam e levantam a sujeira em flocos que são retirados da água. .Desde 2002, o parlamentar contesta o projeto em ação na Justiça Federal. Para ele, o governo deve investir em tratamento de esgoto.

dbraga@al.sp.gov.br

alesp