Antonio G.Paschoal: paisagens que transmitem luz, paz e serenidade interior

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
18/03/2008 17:48

Compartilhar:

Antonio G.Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/antonio g paschoal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra da série Jangadas e Jangadeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/antonio g paschoal obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Guiado por uma inspiração fértil e uma busca de uma harmonia envolvente, a pintura de Antonio G. Paschoal é feita de serenidade, luz e arquitetura da paisagem. Em seus quadros, a cor é a protagonista principal, pontuada por contrastes tímbricos que dão lugar a paisagens sublimes.

O equilíbrio é produzido pela criação visual analítica, através da clareza harmoniosa das tintas e da luminosidade intensa e serena.

Sua obra revela uma inspiração contínua, um permanecer fiel ao mundo interior, um deixar vibrar as forças nativas. Admirando seus quadros sentimos que o pintor não somente viu e assimilou as aparências visíveis da paisagem escolhida, mas ali viveu.

Embora possam existir paisagens pintadas magnificamente, mas somente como puro fato pictórico, com essa participação pessoal, a criatividade de Antonio G. Paschoal confere à visão um particular encanto que pode-se definir de intimidade.

Através das obras "Jangadas e Jangadeiros" e "Paisagem de Penedo", doadas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista demonstra fielmente que a natureza é a sua vida, como o são as cores, a alegria que pinta em seus quadros e a paz que transmite ao observador.

O Artista

Antonio Garcia Paschoal nasceu em Itapuí, interior do Estado de São Paulo, em 1939. Após iniciar seus estudos na cidade natal, transferiu-se para São Paulo em 1956. Reside atualmente em São Caetano do Sul, onde instalou seu ateliê.

Sua primeira exposição data de 1989 participando do Projeto Arte na Rua, organizado pela prefeitura municipal de São Caetano do Sul onde obteve sua primeira menção honrosa.

Participou ainda, das seguintes exposições: Museu de Arte UniABC (1990); 1º Salão Caixa Econômica Federal, São Caetano do Sul (1991); Espaço Cultural Promenade, SP (1992); 6º Salão de Artes da Praia Grande (1994); 3ª Mostra do Rotary Club de São Caetano do Sul; Espaço Cultural da Universidade Metodista de São Paulo (1996); 4ª Mostra do Rotary Club de S.C.do Sul (1997); 2º Salão de Arte de Itaquaquecetuba; Escola Superior de Administração de Negócios, SP (1999); 15º Salão de Artes Plásticas de Itanhaém; 5ª Mostra do Rotary Club de S.C.do Sul (2000); 5º Salão de Belas Artes, Ateliê Raposeiro; 1º Salão de Pintura Acadêmica, Pinacoteca Gaffrêe Guinle, S.C.do Sul (2001); 1ª Exposição de Arte Beneficente, SP (2002); Sociedade dos Amigos das Artes de São Bernardo do Campo; Nova Era Cultural, Centro Cultural Aricanduva, SP (2003); Salão de Arte4s de Itanhaém; Espaço Cultural do Blue Tree Towers, SP; Pinacoteca de São Caetano do Sul (2004); 18º Salão de Artes da Associação Comercial de Pinheiros, SP; Santos Galeria de Arte, SP (2005).

Recebeu inúmeros prêmios, menções honrosas, medalhas de prata, de ouro e prêmio aquisição e possui obras em diversas coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp