Mauá deverá ganhar ambulatório médico


20/01/2009 17:42

Compartilhar:

Paulo Eugênio, Maria de Fátima, Luiz de Melo, Luiz Maria, Oswaldo Dias e Donisete Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/DONISETE NARDINI  ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Enquanto realiza estudos sobre a viabilidade de estadualizar o hospital municipal Radamés Nardini, de Mauá, e a dotação para a região do Grande ABC de mais leitos hospitalares, o governo do Estado irá construir, ainda em 2009, um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Mauá. A informação é do coordenador de Regiões da Saúde, Luiz Maria Ramos Filho, passada ao 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), ao prefeito Oswaldo Dias e ao vice-prefeito e secretário da Saúde de Mauá, Paulo Eugênio, em audiência nesta terça-feira, 20/1, na Secretaria de Estado da Saúde.

O estudo sobre a estadualização do hospital Nardini levará em conta três aspectos básicos: técnico, físico e financeiro. Já o Ambulatório Médico de Especialidades visa melhorar a assistência aos usuários e desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde. O ambulatório terá equipamentos que permitem ao paciente passar por consultas e exames. Com o AME, o usuário do serviço público de saúde poderá marcar consultas e exames em diversas áreas médicas via computador, sem a necessidade de comparecer ao local.

Quanto à construção de mais leitos para o Grande ABC, o coordenador de Regiões de Saúde disse que a secretaria realizará estudos sobre a viabilidade de construir de 50 a 80 leitos em Ribeirão Pires e de 30 a 40 em Rio Grande da Serra. Conforme Luiz Maria, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, reconhece a necessidade de estruturar os serviços de saúde no Grande ABC e que a região é prioridade de sua pasta para 2009.

Também participaram da audiência Luiz Mello, assistente da Coordenadoria de Regiões da Saúde, e Maria de Fátima Sanches, do Departamento Regional da Saúde.

Em resposta ao pedido do deputado Donisete Braga de construção de mais um hospital estadual no Grande ABC, o subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury, disse que estudo da Secretaria da Saúde concluiu que "a região do ABC, em especial a micror

região composta pelos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, apresenta déficit na assistência hospitalar". Reconheceu também a procedência da reivindicação e o anseio da população demonstrado pelas 130.250 assinaturas coletadas em abaixo-assinado, em referência à campanha pró-hospital capitaneada pelo deputado em parceria com os movimentos de saúde do Grande ABC.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp