Opinião - Geração do etanol a partir da Batata-Doce
A busca pela produção de "Combustíveis limpos" não derivados de petróleo e fontes minerais tem incentivado e impulsionado as pesquisas para a produção de álcool a partir da batata-doce no Brasil. Estudo realizado pela Embrapa (2008) apresenta diagnóstico que em média, uma tonelada de batata-doce rende até 180 litros de álcool e 300 quilos de resíduos, utilizado para produção de farinha e de ração animal.
Outros fatores denotam a eficiência da geração do etanol a partir da batata-doce, entre eles destacamos a alta produtividade deste tubérculo que está sendo considerado como a mais promissora matéria-prima do etanol fino, é uma cultura adaptada ao clima tropical e subtropical e caracteriza-se pela rusticidade, baixa necessidade de uso de insumos e a alta produtividade de energia (carboidratos) por área e o curto ciclo reprodutivo da batata-doce (4 a 5 meses).
O custo de produção de álcool de batata-doce é menos da metade do que o produto de cana-de-açúcar e torna-se mais competitivo quando adicionamos as externalidades: benefícios sociais e ambientais.
A cultura da batata-doce é mais intensiva em mão-de-obra que a cana-de-açúcar. De acordo com estudos realizados por Rodrigues, Beraldo e Silveira (2009) o projeto batata-doce emprega por hectares em torno de 53 dias/homem, enquanto a cana-de-açúcar utiliza normalmente 47 dias/homem. Não há custos ambientais, porque na produção da batata-doce não há necessidade de queimadas.
A batata-doce, no Brasil, é cultivada, praticamente, em todas as localidades e principalmente como cultura de segurança alimentar em pequenas propriedades rurais. O Estado de São Paulo destaca-se na Região Sudeste com a maior área cultivada comercialmente com está tuberosa (3.114 ha - área colhida), destacando-se três regiões produtoras, representadas pelas localidades de Presidente Prudente, Dracena e Sorocaba, nas quais se cultivam áreas superiores a 2.000, 300 e 250 hectares respectivamente segundo dados do IBGE.
Tenho uma expectativa muito positiva quanto a este projeto, por isso como presidente e fundador da Frente Parlamentar em Defesa dos Assentados, considero-o uma alternativa para diversificação da propriedade e uma alternativa de renda e desenvolvimento rural a agricultores familiares e assentamentos rurais, principalmente quando pesquisas identificam o interesse de compra do produto por outros Estados e países do Primeiro Mundo.
Como membro efetivo da Comissão do Meio Ambiente do Estado de São Paulo é minha obrigação incentivar e trabalhar para que essa produção torne-se realidade, discutindo o marcos legal na legislação que incentivem o produtor a plantar, não nos esquecendo da questão social essencial a região Oeste de nosso Estado.
*Ed Thomas é deputado pelo PSB, criador e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes, da Frente Parlamentar em Defesa dos Assentados, e membro efetivo das comissões de Promoção Social, Defesa do Meio Ambiente e Serviços e Obras Públicas.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações