Encontro discute retorno de trem ao Grajaú


29/10/2003 17:00

Compartilhar:

Deputado João Caramez participa da apresentação do Projeto Linha Verde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/caramezlinhaverde.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

O deputado João Caramez (PSDB) participou da apresentação do Projeto Linha Verde, na última sexta-feira, 23/10, quando se discutiu as principais necessidades relacionadas ao transporte coletivo na Zona Sul da Capital.

O projeto faz parte do Programa Comunidade Participativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e reuniu cerca de 300 pessoas, sendo 140 lideres da região que atuam levando as reivindicações da comunidade local. Participaram também o deputado estadual Enio Tatto e os vereadores Gilberto Natalini e Antonio Goulart.

Durante a apresentação do projeto que prevê o retorno dos trens até o Grajaú, representantes da CPTM reafirmaram a intenção de recuperar, urbanizar e preservar a área verde entre Jurubatuba e Grajaú. O projeto está orçado em R$ 165 milhões e contempla a construção de três estações. Para executá-lo, a CPTM está buscando recursos junto à Caixa Econômica Federal por meio de parceria.

Os lideres comunitários manifestaram o desejo de colaborar com o Projeto Linha Verde para que o trem volte a circular o mais rápido possível na região. Solicitaram ainda a intervenção dos parlamentares e da CPTM junto à CDHU e à Secretaria da Habitação para a realocação dos moradores que ocupam as áreas.

O deputado João Caramez falou do crescimento vertiginoso da Zona Sul e da necessidade de discutir políticas públicas que beneficiam a comunidade. Disse ainda que no último encontro com o governador Alckmin fez duas propostas para viabilizar o transporte na região: a ampliação do sistema ferroviário e a implantação do sistema hidroviário, por meio das balsas no Grajaú.

Caramez ressaltou a necessidade de se estender o transporte sobre trilhos até Colônia, um bairro distante e bastante populoso da Zona Sul. Ele lembrou as dificuldades que o Governo do Estado está enfrentando e a coragem do governador de buscar parcerias para atender as necessidades do povo. "Se a proposta da parceria entre a CPTM e a Caixa Econômica Federal for acertada, a obra que possibilita o retorno do trem está garantida, depois disto, com certeza, teremos a segunda fase, que é o prolongamento até Varginha e mais adiante, Colônia, como todos desejam", afirmou o deputado.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp