Através de um expressionismo marcante, as figuras de Geraldo Bope são um grito de protesto social

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
29/03/2007 16:31

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MAU_0008PB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Bope <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Museugeraldo_01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MAU_0002PB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estruturas de metal, recobertas de juta, cordas e estopas moldam os corpos das figuras do escultor Geraldo Bope, onde o informalismo e o inusitado se reúnem para criar uma realidade sui generis, que leva o observador a refletir sobre a humanidade e suas angústias atuais.

Através de um expressionismo marcante, o artista usa o inconformismo para criar suas figuras, que, não importa o tamanho, representam seres gigantes envolvidos numa atmosfera de sofrimento, miséria e dor.

Por intermédio de suas obras, Geraldo Bope lança um grito de protesto pelo drama angustiante por que passam milhares de seres humanos em diversas partes do mundo: vítimas da fome e da violência.

Sua pesquisa técnica e estética constitui, paralelamente aos temas de sua obstinação, a força e o impacto de seu trabalho, que nasce de uma vontade férrea de mudança social.

Na obra Teima, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o artista demonstra sua profunda inquietação, que extravasa com originalidade ao mesmo tempo que sua rara sensibilidade artística produz obras significativas e perturbadoras

O artista

Geraldo Bope nasceu em Macaúbas (BA), em 1954. Graduou-se em artes plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1993). Atualmente reside em Vitória da Conquista, onde mantém seu ateliê e desenvolve trabalhos tanto de pintura quanto de escultura.

Desde 1977 se dedicou à escultura talhada e madeira e, a partir de 1983, passou a interessar-se pela pintura a guache e posteriormente a óleo. Na busca de inovações, tem passado por vários estilos e técnicas, resultando daí um conjunto de obras diversas e originais.

Em fase mais recente tem se preocupado em retratar, tanto na escultura quanto na pintura, o universo dos excluídos da seca, da miséria e da fome, utilizando técnica mista para suas composições.

Possui obras em diversas coleções particulares de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp