Aeroporto Internacional de São Paulo recebe o nome do ex-governador Franco Montoro


28/10/2003 17:24

Compartilhar:


Da assessoria do Cepam

O Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos homenageia o ex-governador do Estado, André Franco Montoro, nesta sexta-feira, 31/10, às 11h, na entrada de Desembarque do Terminal de Passageiros 1, ocasião em que será descerrado busto em sua memória.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos recebeu oficialmente o nome do ex-governador com a promulgação da Lei Federal 10.314, de 28 de novembro de 2001, de autoria do atual presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal - Cepam, Silvio Torres, que a redigiu em reconhecimento ao trabalho realizados pelo ex-governador em prol dos municípios brasileiros.

André Franco Montoro foi um fiel defensor do municipalismo e autor da frase: "Ninguém mora na União; ninguém mora no Estado; todos moram no Município".

A cerimônia de descerramento do busto deverá contar com a presença do atual governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, além de outras personalidades do município e do Estado de São Paulo.

Curiosamente, foi da base aérea de Cumbica que Montoro embarcou para uma reunião com lideranças católicas da América Latina em Montevidéu que marcaria o início de sua vida política. E sua despedida também foi em Cumbica, no aeroporto que hoje leva seu nome. Após ter um infarto, quando embarcaria para o México para apresentar um trabalho sobre a necessidade de controle da especulação financeira internacional, faleceu aos 83 anos, em julho de 1999. André Franco Montoro foi governador de São Paulo entre 1983 e 1987.

alesp