A veia poética de Dante Dado De Giácomi transforma o naturalismo em realismo

Emanuel von Lauenstein Massarani
09/05/2003 16:15

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Escultura "Baiana grávida ", Clique para ver a imagem ">

Dante Dado De Giácomi alcançou como escultor o que poderíamos chamar de uma ¨nova objetividade¨, através de uma lógica fatal que corresponde às exigências de uma definitiva visão do mundo. Uma visão do homem moderno, de um homem que observa desencantado, ao mesmo tempo que participe da dor e do sofrimento, da angústia e da solidão.

Assim deve ser visto, compreendido e avaliado o escultor, por que somente assim podemos aprofundar e apreciar aqueles sentimentos plasmados em formas plenas de força, às vezes brutas, onde é presente uma certa rebeldia pelo sofrimento do ser humano, mas também de estímulo ao alcance das belezas da vida. Dado De Giacomi é um claro exemplo de quanto é importante a busca continua daquela maturidade que é meta incansável de cada verdadeiro artista.

Exigência de síntese, potência expressiva interior e tensão dinâmica são elementos que implicam uma adesão espiritual aos tempos atuais. Dante Dado De Giacomi, encontrou o seu estilo, o seu caráter e uma sua autônoma potência de linguagem. Tudo isso os encontramos nas suas dramáticas composições onde a tragédia humana é dominada por um severo conceito de conjunto e o ¨pathos¨ rompe do seu interior, seja através da vibração espontânea da linha, seja através da tensão contraída das formas.

A habilidade artesanal desse escultor alcança hoje um grau de perfeição que lhe consente verdadeiras provas de virtuosismo. O refinamento, a plasticidade e o dinamismo das formas são acompanhadas agora de uma nova qualidade, de um sentido de massa e dos volumes, de uma plenitude e coesão, de um peso e a uma expansão plástica equilibrados.

A escultura "Baiana grávida ", doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, reflete movimento e plena vitalidade, pois sua raiz firme e sadia é antes de tudo de natureza real. A sua veia poética abre-se a todo um mundo e o que mais impressiona, a uma etapa mais avançada sobre o caminho que transforma o naturalismo em realismo.

O Artista

Dante Dado De Giácomi nasceu em Brescia, cidade da Lombardia (Itália) em 1930. Desde os três anos de idade, no jardim da infância, despontou sua veia artística desenhando casinhas montanhas e arvores. Aos cinco anos começou a fazer bonecos de argila. Desde de muito cedo costumava visitar seu tio avô Giuseppe Mastrocchio, escultor de grande renome, autor de inúmeros monumentos. Com ele aprendeu a arte de manipular o barro, os segredos do bronze e a magia das esculturas e da arte clássica e barroca lombardas.

É formado em farmácia pela Universidade de Bologna onde paralelamente estudou no Liceu de Artes e Ofícios em 1957 transfere-se para o Brasil onde passou a frequentar o atelier de Gian Domenico Marchis e Maximo Rossi. Ao abrir o seu próprio atelier inicia-se na elaboração de azulejos decorados, dos quais foi um dos precursores no Brasil. Em seguida passa a trabalhar com cerâmica decorativa e cobre esmaltado. Aos poucos, o barro, a terracota e o bronze passam a ocupa-lo na criação de suas esculturas.



Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas destacando-se entre elas: Galeria André, Jardim Sul Morumbi, Big Aras Tóquio (Japão), Maternidade das Carmelitas, Milão (Itália); Artistas Italo-Brasileiros (1993), Centro Cultural Alphaville e Rio Claro; Exposição Itália-Brasil no MASP São Paulo. Realizou diversos monumentos entre eles: ¨As Parcas¨, encomendado pelo consulado da Itália; ¨Joana D'Arc¨; " A Baiana" encomendada pela Pepsi Cola para a cidade de Salvador; ¨Maternidade¨; ¨São Francisco¨. O monumento ¨A Baiana¨ recebeu o Prêmio de destaque do Jornal da Tarde e o monumento ¨A Dom Quixote¨, medalha de bronze em São Bernardo.

alesp