Gol contra

Opinião
06/10/2005 18:51

Compartilhar:

Romeu Tuma Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/RomeuTumaJr.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia Legislativa de São Paulo perde a grande oportunidade de corrigir, pelo menos em parte, um erro que vem se arrastando há mais de dois anos e meio. Sem uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sequer em andamento, parte dos deputados estaduais ligados ao governador Geraldo Alckmin estão tentando enterrar a possibilidade de investigar os recentes escândalos no futebol paulista e brasileiro.

Esses parlamentares, descompromissados com seus eleitores, se esquecem que omissão também é crime.

Tão logo veio à tona a edição da Veja que trouxe reportagem mostrando a manipulação de resultados de jogos dos campeonatos Paulista, Brasileiro e Libertadores da América, o mais sensato seria instalar uma CPI para investigar imediatamente os árbitros Edílson Pereira de Carvalho, Paulo José Danelon e seus comparsas.

Mais uma vez, como se tornou comum na Casa durante o atual mandato, os deputados ligados à base do governador Geraldo Alckmin se negaram a assinar o pedido para que o trâmite de instalação da CPI fosse rápido. Resultado: perdemos a grande oportunidade de nos juntar ao Ministério Público e à Polícia Federal, que já estão no caso, para buscar a moralização de uma das maiores paixões do brasileiro.

Mas a omissão da Assembléia não se restringe somente ao futebol. Já são mais de 50 pedidos de instalação de CPI na gaveta. Infelizmente, o Poder Executivo segue esmagando o Legislativo, impedindo de todas as formas que qualquer investigação seja votada. É uma velha tática de quem não quer que nada aconteça. Dessa forma, os deputados estaduais servem apenas como marionetes nas mãos do governador.

Os parlamentares governistas, para atender aos desejos de Alckmin, não pensam duas vezes em passar por cima da vontade da população, seguindo sem cumprir uma das premissas básicas dos mandatos, que é a investigação.

Lamentavelmente, nós deputados estamos em dívida com a sociedade. É inadmissível o silêncio do Legislativo. O Governo do Estado não tem interesse em deixar a Assembléia funcionar de forma independente. Os eleitores precisam ficar atentos e saber quais os reais motivos que levam a esse quadro vergonhoso. Pense nisso antes de votar em seus representantes nas próximas eleições.

*Romeu Tuma é deputado estadual (PMDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, membro da Comissão de Segurança

alesp