Oswaldo Justo dignificou a classe política, diz deputado santista


11/08/2005 18:07

Compartilhar:

Deputado Fausto Figueira (centro) durante a cerimônia em homenagem ao ex-deputado e prefeito de Santos, Oswaldo Justo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/FAUSTO JUSTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A placa em homenagem ao ex-prefeito de Santos e ex-deputado estadual Oswaldo Justo foi instalada nesta quinta-feira, 11/8, no viaduto 7, no km 58 da pista sul da Imigrantes. Uma placa idêntica à que denomina o viaduto foi entregue à viúva de Justo, Nilza Bassi Justo, durante solenidade que reuniu autoridades, amigos e familiares do ex-prefeito no Salão Nobre do Paço Municipal de Santos, também na quinta-feira.

Durante a cerimônia, Figueira, que teve a iniciativa da homenagem, ressaltou a importância política de Justo para Santos e seu valor como adversário. "Justo sempre foi meu opositor na política e meu amigo pessoal, e sempre conseguiu separar esses dois aspectos. Fico feliz e emocionado por interpretar um sentimento coletivo e realizar uma reverência ao Justo, perpetuando a memória de alguém que dignificou a classe política", declarou. Justo faleceu em 14 de abril de 2003, aos 76 anos, em decorrência de câncer na próstata.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, elogiou a iniciativa do deputado:"Este gesto tem um valor ainda maior por ter sido proposto por uma pessoa que sabe aprender com seus adversários " comentou. Justo era respeitado pelo PT e admirado pelo PMDB na Assembléia Legislativa. Os princípios rígidos foram seu maior legado para todos nós".

A filha de Justo, Maria Inês Bassi Justo, homenageou sua mãe e lembrou que o ex-prefeito sempre se preparava para os debates com o PT. "Ele nunca dizia que eram seus inimigos. A cada confronto se sentia mais forte e realizado. Dizia que os petistas eram bons combatentes e que o combate engrandecia as discussões políticas."

Justo foi prefeito de Santos entre 1984 e 1988. Foi vereador durante 17 anos e vice-prefeito eleito de Esmeraldo Tarquínio. Após a cassação de Esmeraldo, em 1968, não concordou em assumir o cargo e renunciou. Justo foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos. Em 1998, não se reelegeu.

alesp