Homenagem aos diretores de escola

No plenário da Assembléia, membros da Udemo também comemoraram o cinqüentenário de fundação da entidade
18/10/2002 17:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 18/10, sessão solene, presidida pelo deputado César Callegari (PSB), em homenagem aos diretores de escola. Callegari é autor do projeto de lei que instituiu 18 de outubro como Dia do Diretor de Escola. Participaram da sessão dirigentes e membros do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo), que completou 50 anos de atividades.

"A entidade e os diretores de escolas têm sido, para nós, um referencial das lutas na área da educação", afirmou Callegari. Ele fez críticas à política educacional do Governo do Estado e destacou a "valentia cotidiana" dos profissionais do ensino público no trato com os problemas do setor.

O parlamentar recebeu uma placa comemorativa do cinqüentenário da Udemo, "por relevantes serviços prestados à categoria". Ele foi homenageado pelo presidente e pelo secretário da entidade, Roberto Torres Leme e Francisco Poli, respectivamente. Leme fez ainda um breve histórico das lutas, do crescimento e da modernização da Udemo, desde sua fundação, "com um grupo de 25 idealistas", até os dias de hoje, em que a associação conta com 9 mil filiados.

Participou também da sessão solene a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia. Ela lembrou que ao diretor escolar cabe o "difícil papel de articulador" e que a Udemo foi responsável por um pioneiro levantamento sobre a violência nas escolas.

Emoção

Após a sessão, uma cerimônia curta mas emocionada comemorou os 50 anos de fundação da União dos Diretores do Ensino Médio Oficial que, apesar de ter mantido a sigla, em 1990 passou a ser chamada Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado. Fundada em 18 de outubro de 1952, a entidade tem por objetivo lutar pela contínua melhoria da escola pública e por melhores condições de trabalho e salário. A professora Ruth Carvalho Costa fez uma homenagem póstuma a todos os que contribuíram com seus talentos para a edificação do trabalho educacional e solicitou aos presentes um minuto de silêncio para, em seguida, reafirmar os compromissos de consciência profissional e continuidade de trabalho. Francisco Antônio Poli ressaltou a importância da união de todos em prol da educação pública. Todas as 13 regionais da Udemo receberam uma placa comemorativa de reconhecimento pelo trabalho de cada unidade.

alesp