Homenagem aos diretores de escola

No plenário da Assembléia, membros da Udemo também comemoraram o cinqüentenário de fundação da entidade
18/10/2002 17:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira, 18/10, sessão solene, presidida pelo deputado César Callegari (PSB), em homenagem aos diretores de escola. Callegari é autor do projeto de lei que instituiu 18 de outubro como Dia do Diretor de Escola. Participaram da sessão dirigentes e membros do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo), que completou 50 anos de atividades.

"A entidade e os diretores de escolas têm sido, para nós, um referencial das lutas na área da educação", afirmou Callegari. Ele fez críticas à política educacional do Governo do Estado e destacou a "valentia cotidiana" dos profissionais do ensino público no trato com os problemas do setor.

O parlamentar recebeu uma placa comemorativa do cinqüentenário da Udemo, "por relevantes serviços prestados à categoria". Ele foi homenageado pelo presidente e pelo secretário da entidade, Roberto Torres Leme e Francisco Poli, respectivamente. Leme fez ainda um breve histórico das lutas, do crescimento e da modernização da Udemo, desde sua fundação, "com um grupo de 25 idealistas", até os dias de hoje, em que a associação conta com 9 mil filiados.

Participou também da sessão solene a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembléia. Ela lembrou que ao diretor escolar cabe o "difícil papel de articulador" e que a Udemo foi responsável por um pioneiro levantamento sobre a violência nas escolas.

Emoção

Após a sessão, uma cerimônia curta mas emocionada comemorou os 50 anos de fundação da União dos Diretores do Ensino Médio Oficial que, apesar de ter mantido a sigla, em 1990 passou a ser chamada Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado. Fundada em 18 de outubro de 1952, a entidade tem por objetivo lutar pela contínua melhoria da escola pública e por melhores condições de trabalho e salário. A professora Ruth Carvalho Costa fez uma homenagem póstuma a todos os que contribuíram com seus talentos para a edificação do trabalho educacional e solicitou aos presentes um minuto de silêncio para, em seguida, reafirmar os compromissos de consciência profissional e continuidade de trabalho. Francisco Antônio Poli ressaltou a importância da união de todos em prol da educação pública. Todas as 13 regionais da Udemo receberam uma placa comemorativa de reconhecimento pelo trabalho de cada unidade.

Notícias mais lidas

alesp