Opinião - Respeito e educação fazem falta na fila da balsa
Há muito tempo a população da Baixada Santista sofre com o transtorno da fila no sistema de travessia de balsas. Além da questão da demora ocasionada pelo aumento do fluxo de veículos que utilizam o sistema e pela falta de manutenção adequada às embarcações ao longo dos anos, hoje a travessia não conta mais com a fiscalização da empresa terceirizada para retirar os fura-filas, que são a gota d" água na conta do aborrecimento ao qual o usuário é submetido, no deslocamento entre Santos e Guarujá.
A empresa terceirizada e o próprio Desenvolvimento Rodoviário S. A. (DERSA) afirmam que não têm o poder de obrigar o usuário que furou a fila a voltar para o começo da mesma, como era feito antigamente, alertados pelo buzinaço dos motoristas. Cientes disso, os fura-filas se encorajam a continuar com essa prática desrespeitosa, o que tem aumentado o número de brigas, principalmente nos horários de pico. Algumas pessoas acreditam que o problema não chega a ser um caso de polícia, mas a quem recorrer, então?
Será que as autoridades locais vão esperar acontecer uma tragédia para criar uma norma de controle? Todos nós devemos discutir essa questão, que envolve, também, a educação da população, seja por intermédio de campanhas de conscientização, de união de esforços entre a DERSA, a empresa terceirizada, as prefeituras de Santos e Guarujá e da Polícia Militar, seja dos parlamentares, que devem criar uma legislação específica que possibilite a regulamentação do uso do sistema.
Sem esquecer, também, de que os deputados da região têm o papel de fiscalizadores da DERSA para que esta cobre da empresa terceirizada investimentos e melhorias no sistema, de balsas e barcas, para que ofereçam um serviço digno, até que ocorra a implantação de um meio de ligação seco entre as cidades, esta sim, uma solução definitiva para o problema que aflige milhares de usuários, diariamente, há anos, e que, somente agora, com o governo Serra, está na agenda de obras do Estado.
*Haifa Madi é deputada estadual pelo PDT e presidente da Frente Parlamentar do Sistema de Transporte de Travessias de lanchas e balsas do Litoral Paulista
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Mobilização em defesa de patrimônio, pesquisa e ciência paulistas marca audiência pública na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações