Opinião - Respeito e educação fazem falta na fila da balsa


22/04/2009 11:02

Compartilhar:


Há muito tempo a população da Baixada Santista sofre com o transtorno da fila no sistema de travessia de balsas. Além da questão da demora ocasionada pelo aumento do fluxo de veículos que utilizam o sistema e pela falta de manutenção adequada às embarcações ao longo dos anos, hoje a travessia não conta mais com a fiscalização da empresa terceirizada para retirar os fura-filas, que são a gota d" água na conta do aborrecimento ao qual o usuário é submetido, no deslocamento entre Santos e Guarujá.

A empresa terceirizada e o próprio Desenvolvimento Rodoviário S. A. (DERSA) afirmam que não têm o poder de obrigar o usuário que furou a fila a voltar para o começo da mesma, como era feito antigamente, alertados pelo buzinaço dos motoristas. Cientes disso, os fura-filas se encorajam a continuar com essa prática desrespeitosa, o que tem aumentado o número de brigas, principalmente nos horários de pico. Algumas pessoas acreditam que o problema não chega a ser um caso de polícia, mas a quem recorrer, então?

Será que as autoridades locais vão esperar acontecer uma tragédia para criar uma norma de controle? Todos nós devemos discutir essa questão, que envolve, também, a educação da população, seja por intermédio de campanhas de conscientização, de união de esforços entre a DERSA, a empresa terceirizada, as prefeituras de Santos e Guarujá e da Polícia Militar, seja dos parlamentares, que devem criar uma legislação específica que possibilite a regulamentação do uso do sistema.

Sem esquecer, também, de que os deputados da região têm o papel de fiscalizadores da DERSA para que esta cobre da empresa terceirizada investimentos e melhorias no sistema, de balsas e barcas, para que ofereçam um serviço digno, até que ocorra a implantação de um meio de ligação seco entre as cidades, esta sim, uma solução definitiva para o problema que aflige milhares de usuários, diariamente, há anos, e que, somente agora, com o governo Serra, está na agenda de obras do Estado.



*Haifa Madi é deputada estadual pelo PDT e presidente da Frente Parlamentar do Sistema de Transporte de Travessias de lanchas e balsas do Litoral Paulista

alesp