Projeto propõe que Carteira de Identidade informe sobre doação


03/12/2009 17:10

Compartilhar:

Deputado Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/BALEIAROSSILUTAPARADOACAODEORGAOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Está na Ordem do Dia, para ser votado pela Assembleia Legislativa, um projeto de lei que, se aprovado, pode se tornar um instrumento importante na luta para ampliar a doação de órgãos humanos para transplantes em São Paulo. De autoria do deputado Baleia Rossi, líder da bancada do PMDB, a proposta estabelece que toda Carteira de Identidade que vier a ser emitida pela primeira vez ou renovada no Estado de São Paulo a partir da vigência da lei terá que informar se o titular do documento é ou não doador.

"Hoje, a decisão de doar ou não os órgãos da pessoa que faleceu em acidente de trânsito, por exemplo, é transferida para os familiares, que, consternados e desorientados, evitam ou demoram para tomar uma decisão a respeito do assunto, tornando o transplante inviável em razão do tempo perdido", afirma o parlamentar peemedebista. Segundo Baleia Rossi, as filas de pacientes à espera de transplante continua imensa em todo o Estado, apesar das campanhas de incentivo à doação de órgãos.

Baleia Rossi garante que vai trabalhar para que o projeto seja colocado em votação o mais rápido possível. "Estou convencido de que muitas vítimas de trânsito ou homicídio gostariam de doar seus órgãos após a morte, mas infelizmente esse desejo deixa de ser atendido porque não há nada que o documente", conclui.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp