Obras do acervo artístico retratam o negro

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
11/05/2006 16:43

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""Velho Caboclo do Sertão" de Jorge Soliano Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt="Detalhe do painel "São Paulo", de Rodrigues Coelho Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Africana" de Sonia Goris Clique para ver a imagem "> Clique para ver a imagem " alt=""Juntando Sonhos" de Cezira Colturato Clique para ver a imagem ">

A Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888 encerrou quase quatro séculos de escravidão dos negros no Brasil. Hoje, ela faz parte da história e não é mais comemorada com a mesma alegria de antigamente.

Participantes do Movimento Negro no Brasil consideram que a lei foi apenas uma conquista na área jurídica, pois obrigou o fim da escravidão.

Vale salientar que, segundo as estatísticas, os descendentes de negros e pardos constituem aproximadamente 45% da população brasileira.

A luta contra o preconceito racial tem sido motivo de campanhas dos movimentos negros, de ONGs e dos legislativos estaduais. A Assembléia Legislativa de São Paulo instituiu a Semana da Consciência Negra e o programa SOS Racismo, por iniciativa da Comissão de Direitos Humanos.

alesp