CPI dá prazo para Telefonica fornecer lista de quem não recebeu pagamento de ações


21/02/2008 16:16

Compartilhar:

Deputados Marco Bertaiolli e Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPITelefonia-Marco 02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI da Telefonia desta quinta-feira, 21/fevereiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CPITelefonia-Marco  07.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI da Telefonia aprovou requerimento que estabelece o prazo de sete dias para que a Telefonica apresente a relação das pessoas que não receberam o pagamento de ações, emitidas como contrapartida à participação dos consumidores nos planos de expansão.

"Essa relação já foi solicitada duas vezes, e a Telefonica sempre pede dilação de prazo para dar as informações. Isso é injustificável", afirmou o deputado Marco Bertaiolli (DEM), autor do requerimento.

Segundo Bertaiolli, nenhum usuário das cidades que realizaram planos de expansão pela Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC) " incluindo o Grande ABC e Mogi das Cruzes, entre outras " recebeu pagamento pelas ações. E mesmo no caso das demais companhias privatizadas, quem recebeu teria obtido um valor defasado, já que a conversão dos títulos em dinheiro demorou até cinco anos, mas foi feita pelo valor inicial, sem a correção desse período, afirmou o parlamentar.

"Trata-se do financiamento de uma empresa espanhola com o dinheiro de milhões de cidadãos brasileiros", avaliou Bertaiolli.

Essas questões também deverão ser debatidas com o vice-presidente de estratégia e regulação da Telefonica, Maurício Antônio Giusti de Oliveira, que foi convocado , por requerimento de Bertaiolli, para comparecer à próxima reunião da CPI, na quarta-feira, 27/2.

O presidente da comissão, deputado Baleia Rossi (PMDB), colocou em votação mais oito requerimentos do parlamentar do DEM, e todos foram aprovados. Por meio deles, Bertaiolli solicita a colaboração técnica da Secretaria da Fazenda e pede informações a diversos órgãos públicos estaduais e federais a respeito do processo de transferência de patrimônio das empresas privatizadas para a Telefonica, entre outros temas.

alesp