Novo assentamento no Pontal do Paranapanema


14/12/2009 13:00

Compartilhar:

Bragato, à dir., em assentamento no Pontal do Paranapanema<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/MAUROBRAGATOASSENTAMENTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado implantou na última sexta-feira, 11/12, um novo assentamento no Pontal do Parapanapanema. Vinte e uma famílias receberam o termo de permissão de uso de lotes do assentamento Asa Branca, em solenidade que contou com as presenças do deputado Mauro Bragato (PSDB) e o diretor executivo do Instituto de Terras (Itesp), Gustavo Ungaro.

As famílias estavam acampadas desde 2004 na fazenda localizada no município de Mirante do Paranapanema e agora, com o termo de permissão de uso, os assentados têm a posse definitiva dos lotes, vinte deles com área de 14 hectares cada e um com cinco hectares. O assentamento possui no total, área de 490 hectares.

Bragato lembrou a luta pela reforma agrária no Pontal que começou na década de 80. "Hoje, há cerca de 6 mil famílias assentadas trabalhando na agricultura familiar como pequenos empresários", afirmou.

Ungaro explicou ainda que os assentados passam a ter direito a linhas de crédito pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), assistência dos técnicos do Itesp, calcário para a correção do solo e mudas de plantas frutíferas. No ato foram distribuídas 20 mudas de bananeiras para fins de pomar comercial e 15 mudas de árvores nativas para a área comunitária do assentamento.

Os assentados do Asa Branca formaram uma associação presidida por José Luiz Cardoso. A associação apresentou na solenidade, parte da produção de hortaliças, legumes, frutas e ovos. Na cerimônia, compareceram o vereador de Mirante, Gilberto Oliveira Aguilar e o coordenador do Itesp de Presidente Prudente, Marco Túlio Vanalli.

mbragato@al.sp.gov.br

alesp