Audiência sobre Segurança Pública em Taubaté


20/05/2010 14:17

Compartilhar:

Público lotou o auditório da Câmara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AFONSOLOBATOSEGTAUB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A falta de políticas governamentais de Segurança Pública e o envolvimento de todos os setores da sociedade para agir de forma harmoniosa contra a violência foram os temas que dominaram a pauta da audiência realizada na Câmara de Taubaté, na noite de segunda-feira, 17/5.

A audiência foi organizada pela câmara tendo em vista os últimos índices divulgados pela Secretaria de Segurança Pública. Proporcionalmente ao número de habitantes, Taubaté é a terceira cidade mais violenta no Estado de São Paulo, com 16 homicídios nos três primeiros meses deste ano, nove a mais do que no mesmo período do ano passado.

O deputado estadual Afonso Lobato (PV), um dos participantes da mesa, destacou sua preocupação com a forma como o governo do Estado trata a questão da Segurança Pública. "Esse governo que está aí há 16 anos ainda não tem uma definição sobre esse assunto. Se não levarmos a sério e se não encontramos o caminho por meio de um debate qualificado, não teremos solução", disse. O parlamentar reclamou da falta de efetivo policial e políticas compensatórias para cidades onde estejam sediados estabelecimentos penitenciários. "Segurança pública é uma responsabilidade de todos nós", afirmou.

O vereador Mário Ortiz, que coordenou os trabalhos, como membro da comissão de segurança da câmara, responsável pela realização da audiência pública, chamou a atenção para a ausência do prefeito de Taubaté: "A presença dele seria fundamental e lamento profundamente sua ausência, pois muitas parcerias já poderiam sair engatilhadas hoje, dessa audiência", disse.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp