Tremembé está livre da Fundação Casa, a antiga Febem


20/04/2007 18:36

Compartilhar:

Padre Afonso com José Serra durante visita à região, em 16/2<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LOBATO 1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Afonso Lobato (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/LOBATO 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Depois de um ano e meio de queda-de-braço, final­mente o governo do Estado recuou na construção de duas unidades da Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), a antiga Febem, em Tremembé. A decisão foi anunciada ao deputado Padre Afonso Lobato em 19/4 pelo chefe da Casa Civil do Palácio dos Bandeirantes, Aloisio Nunes Ferreira Filho, e pelo secretário de Justiça do Estado, Luiz Antônio Marrey. O deputado foi o principal interlocutor da região na negociação do Estado com Tremembé, que tem cerca de 38 mil habitantes e abriga uma população de mais de cinco mil detentos no complexo penitenciário já instalado no município.

O próprio deputado comunicou a decisão ao prefeito José Antonio de Barros Neto, que contou com a intermediação do parlamentar nessa luta contra a ex-Febem no município. A assessoria da Fundação Casa confirmou que somente um dos 288 menores infratores do Vale do Paraíba que atualmente cumprem pena de recuperação nas unidades é de Tremembé, o que pesou na decisão do governo de atender a reivindicação. "Não seria justo onerar ainda mais a população de Tremembé com uma unidade de internação. Agora, o que o Estado precisa é investir mais em programas educacionais e geração de trabalho, além de instalar uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Tremembé", defendeu o deputado.

Além de um abaixo-assinado da população, a campanha contou com a adesão de diversas instituições, como as subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taubaté e Pindamonhangaba, vereadores da região, os prefeitos de Pindamonhangaba, João Ribeiro, e de Campos do Jordão, João Paulo Ismael, na época presidente do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap).

O grupo Rádio e TV Bandeirantes do Vale do Paraíba também apoiou a iniciativa e assumiu editorialmente a luta contra a instalação da unidade, atitude que mereceu moção de aplausos pelas câmaras municipais de Aparecida, Tremembé e Taubaté, além da Assembléia Legislativa, por indicação de Padre Afonso. "Esse é o resultado do esforço conjunto de toda a sociedade regional e é uma sinalização de que discordamos do atual sistema de recuperação aplicado pelo Estado aos menores infratores", acrescentou o deputado.

padreafonso@al.sp.gov.br

alesp