Museu de Arte - Mãe: consagrada por pintores e escultores uma figura a ser reverenciada 365 dias por ano


07/05/2009 18:25

Compartilhar:

Éder Rocha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/artistaeder.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Afeto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/afetoaugustohiga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fuzinatto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/artistaFuzinatto2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Negra Afro-brasileira I<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/ederrochaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Élon Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/artistaElonBrasil.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/Fuzinattomadalenaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Augusto Higa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/artistaaugustohiga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maternidade Kamayura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2009/elonbrasilcamaiura.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Poetas e artistas em todos os tempos enalteceram a figura materna. Nesse dia universal em que nos associamos a homenagem às Mães, reproduzimos nesta pagina pinturas e esculturas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Trata-se de uma justa homenagem àquela que deve ser reverenciada 365 dias por ano.



Vale lembrar que o dia das Mães no Brasil é celebrado anualmente no segundo Domingo do mês de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getulio Vargas. Embora sua origem seja de caráter mitológico, na antiga Grécia festejava-se Rhea, a Mães dos Deuses por ocasião da entrada da primavera no hemisfério norte.



O primeiro registro de homenagem às mães de que se tem conhecimento era Cristã é do século XVII na Inglaterra. O quarto domingo após a quaresma era dedicado às progenitoras das operárias inglesas, que folgavam de seu trabalho permanecendo em casa com as Mães.



As primeiras sugestões que apareceram nos Estados Unidos para a oficialização de uma data para celebrar as Mães, datam de 1872, mas foi Ana Jarvis de Filadélfia, que em 1907 iniciou uma verdadeira campanha a nível nacional. A data foi oficializada pelo então presidente Woodrow Wilson em 9 de maio de 1914.





"Maternidade" - Silvana Galeone



Em suas telas a artista difunde um sentido de jovial entusiasmo por tudo o que é movimento, progresso e dinamismo. As pinceladas soltas de cores com tons vibrantes e contrastantes não constituem meios estruturais, mas o componente substancial acima de qualquer forma, linha ou desenho. São o elo da arte com a vida.



"Maternidade Kamayura" - Élon Brasil



O seu mundo pictórico reflete com fidelidade seus sentimentos e pensamentos. Contemplando amorosamente a realidade, o artista a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando sua alma poética ou, se preferirmos, o significado cósmico de sua pintura.



"Amor de Mãe" - Norma Amaral



Através de um firme desenho e de um cromatismo suave, quase monocolor, suas pinturas nos transmitem um mundo evocativo, aliado a um desejo de serenidade e de satisfação, de quem consegue exprimir emoções e sentimentos com lírico vigor.



"Maternidade" " Alice Takeda



O trabalho dessa artista se expande principalmente em torno do tema da figura feminina, cujos lineamentos se compõem sempre com doçura. Uma vez que a mulher representa a vida, a escultora representa a mulher como mãe, como húmus.



"Afeto" - Augusto Higa



Sua pintura reflete ansiedade, inquietação e uma luta contínua em direção à anulação das formas e sua simplificação. A atitude de estilizar as figuras, cuja inércia plástica introduz uma leve esperança na visão pessimista da vida, está na sua base pictórica.



"Negra Afro-brasileira I" - Éder Rocha



Com profunda intuição psicológica e com clareza de fantasia, obtém obras de intensa força expressiva e de alta feitura estilística, em contraste com suas origens e a simplicidade de seu labor cotidiano.



"A grávida" - Rosa Serrano



Liberada de toda a convencionalidade acadêmica, amadureceu sua experiência na informalidade que não renega e mantém em suas esculturas. No seu figurativismo pessoal e estilizado Rosa Serrano equilibra plasticidade e ritmos, síntese de conteúdos metafísicos e linhas harmônicas.





"Madalena" " Fuzinatto



"O vigor constitui uma característica onde o cromatismo, e seus ritmos, as formas e suas imagens surgem sem dificuldades e com élan. É obra de estilo conciso e viril, em que se identificam as aspirações e as pesquisas de um artista que se exprime com seriedade.





"A espera" - Lucia Crestana



Tendo sempre presente a exigência da síntese, da força expressiva interior, da tensão dinâmica que a adesão espiritual aos nossos tempos implica, a artista encontrou um seu estilo, um seu caráter, um seu autônomo poder de linguagem.

alesp