Seminário busca compreender o Estado de São Paulo e traçar rumos para o futuro


04/06/2009 21:27

Compartilhar:

Primeiro seminário do ciclo "Pensando São Paulo", promovido pela Fundação Maurício Grabóis <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/pensasaopaulommy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou nesta quinta-feira, 4/6, o primeiro seminário do ciclo "Pensando São Paulo", promovido pela Fundação Maurício Grabóis com o apoio do deputado Pedro Bigardi (PCdoB), com a finalidade de aprofundar o debate político e teórico sobre o Estado de São Paulo e a correlação de forças políticas, sociais, do mercado e do trabalho, que vêm sofrendo rápidas mudanças.

Neste primeiro seminário foi abordada a economia paulista, com a participação de Luís Paulino, professor doutor de Economia da Unesp, e Marcelo Cardia, engenheiro agrônomo e secretário sindical do PCdoB.

Luís Paulino analisou a concentração da atividade econômica em torno das regiões metropolitanas, especialmente Grande São Paulo e Baixada Santista, e na faixa norte do Estado, em razão, principalmente, do agronegócio e da atividade agrícola mecanizada. A expansão dessa atividade para o oeste se dá de forma mais lenta, até em razão das modificações topográficas e da distribuição dos recursos naturais. Paulino aponta um desequilíbrio nos recursos naturais que geram parte do desequilíbrio da economia. A presença maior do Estado como indutor do crescimento, visando diminuir desigualdades e ampliando oportunidades, é um dos aspectos em discussão.

Os próximos seminários abordarão os seguintes assuntos: Classes Sociais, dia 9/6, com os jornalistas José Carlos Ruy, Raimundo Pereira e o ex-deputado Nivaldo Santana; Políticas Públicas Sociais, dia 18/6, com a deputada Maria Lúcia Prandi, as professoras Rosana Miranda e Lílian Martins e o pesquisador Sergio Tiezze; e Quadro de Forças Políticas em São Paulo, dia 22/6, com os deputados federais Aldo Rebelo e Cândido Vaccarezza, e a presidente do PCdoB, Nadia Campeão.

alesp