CPI da CDHU escolhe presidente


09/06/2009 23:48

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CDHUVICETARDEGERALmmy19.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião CPI da CDHU<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CDHUGERALTARDEmmy31.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Augusto, presidente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CPICDHU PRESELEITODEPJAUGUSTOMAC 14.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vice-presidência, Milton Flávio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CDHUVICEmmy35.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eleição do presidente e vice, CPI da CDHU <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/CPICDHU GERALMAC 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados integrantes da CPI constituída com a finalidade de investigar denúncias de fraudes em licitações para construção de casas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), reunidos no plenário Tiradentes nesta terça-feira, 9/6, escolheram como presidente o deputado José Augusto (PSDB), eleito por cinco votos a dois. Os deputados do PT Enio Tatto e Antonio Mentor argumentaram que deveria ser respeitada a tradição da Casa de que o deputado proponente da CPI seria o seu presidente e expressaram seu descontentamento através do voto contrário.

Também presente à reunião, o líder do PT, deputado Rui Falcão, se somou aos seus colegas de partido e criticou a posição da bancada governista de não abrir mão da presidência da CPI.

O líder do PSDB na Casa, Samuel Moreira, defendeu a indicação do deputado José Augusto como forma de garantir a isenção dos trabalhos e evitar o uso político da comissão.

O presidente eleito afirmou que não foi eleito para ocultar os fatos, mas para que os trabalhos fossem conduzidos com justeza e isenção, e deu como garantia sua história política.



Vice-presidente



Na reabertura dos trabalhos, suspensos com o objetivo de obter um acordo entre oposição e base governista para os demais cargos, os deputados elegeram para a vice-presidência, o deputado Milton Flávio (PSDB).

Os deputados petistas se abstiveram de votar para a vice-presidência e criticaram a postura dos deputados da base governista, considerando que houvera uma blindagem do governo no processo de escolha dos dirigentes da CPI.



Brasília e São Paulo



O líder do governo na Assembleia, deputado Vaz de Lima (PSDB), assegurou que todo o processo ocorreu de forma transparente e democrática, legitimando os trabalhos que a CPI irá realizar. Quanto às colocações do PT, Vaz de Lima, surpreendido, questionou a razão por que posições do PT são válidas para Brasília e não para São Paulo. "Parece, disse Vaz de Lima, que a língua falada em Brasília é outra, lá pode designar presidente, vice, relator para CPI da Petrobras. Eles (o PT) tem que escolher. O que vale para Brasília tem que valer para São Paulo" acentuou.



A escolha do relator foi adiada para a próxima semana. A CPI deverá se reunir todas as terças-feiras, às 10h30.

alesp