Individualização de cobrança da água em Cubatão


24/11/2009 18:05

Compartilhar:

Conjunto localizado na intersecção das rodovias Anchieta e Imigrantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/PRANDISABESP34.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um ano e quatro meses depois de o Conjunto Residencial Jardim Real, em Cubatão, ter sido habitado, os moradores continuam convivendo com um problema: apesar de existirem relógios individuais para medir o consumo de água, a Sabesp emite uma conta única para todos os condôminos.

"Quero saber se o problema é técnico, administrativo ou operacional. A certeza é que os moradores estão sendo prejudicados. O que justifica tanta demora para individualizar a cobrança?", questiona a deputada Maria Lúcia Prandi (PT).

A parlamentar pediu explicações oficiais à Sabesp, por meio de requerimento de informações protocolado na Assembleia Legislativa. Também encaminhou ofício à superintendência da concessionária na Baixada Santista, cobrando providências. Em outra ação, a deputada apresentou indicação, reforçando o apelo junto ao governo do Estado.

O problema foi denunciado pela presidente da Associação de Melhoramentos do núcleo, Rosemar Vieira Pereira. Segundo ela, todos os meses é a mesma dificuldade, já que é necessário dividir a despesa e bater de porta em porta para recolher a quantia. O conjunto dispõe de oito blocos de apartamentos, com 20 unidades cada, totalizando 160 unidades, onde vivem 600 pessoas.

"O processo é trabalhoso", reforça a deputada Prandi, destacando que, frequentemente, é necessário voltar várias vezes às residências para encontrar os moradores, que trabalham ou estão ausentes por outros motivos. "Outras vezes, o morador não dispõe da quantia para pagar a sua parte", acrescenta a deputada.

Não bastasse isso, há injustiças: famílias que gastam pouco acabam pagando mais do que deveriam, assumindo despesa extra daqueles que não têm o cuidado de economizar.

O conjunto está localizado na intersecção das rodovias Anchieta e Imigrantes, tendo recebido os moradores do extinto Jardim São Marcos, favela encravada no Parque Industrial. A obra recebeu R$ 5,4 milhões do governo Lula, por meio do Programa Habitar Brasil. A Prefeitura de Cubatão doou o terreno, providenciou a regularização fundiária e investiu R$ 5,3 milhões no empreendimento.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp