Toma posse o procurador-geral de Justiça

Fernando Grella Vieira é reconduzido ao cargo com expressiva votação
06/05/2010 21:53

Compartilhar:

Alberto Goldman, Fernando Grella Vieira, Michel Temer e Fernando Capez <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/POSSEGRELLAZED_5516.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilberto Kassab, Antônio Carlos Viana Santos, Alberto Goldman, Fernando Grella Vieira, Michel Temer e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/POSSEGRELLAZED_5381.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evendo marca posse do procurador-geral da Justiça de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/POSSEGRELLAgeralZED_5436.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/POSSEGRELLAZED_5460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 6/5, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, o procurador Fernando Grella Vieira foi reconduzido ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo. Ele já havia assumido a chefia da Procuradoria-Geral em 2008, por nomeação do então governador José Serra, e agora foi reeleito para o biênio 2010/2012 com "expressiva votação", segundo suas próprias palavras, dos membros do Ministério Público estadual.

"Renova-se a emoção que senti dois anos atrás. Com a Constituição de 1988, houve um incremento nas atividades da nossa instituição. Além disso, as mudanças marcantes e desafiadoras que temos assistido no país e no mundo exigem repostas rápidas da área jurídica. O Ministério Público precisa estar preparado para cumprir suas funções, e temos exercido nossas atividades com transparência e critério. Lutamos contra a criminalidade e pelos direitos das crianças, dos idosos, dos consumidores, em favor do meio-ambiente e do urbanismo. Criamos a Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos e elaboramos um Plano de Cargos e Carreiras, que se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa. Somos agentes de uma honrosa missão, exercida em nome da sociedade, e esperamos estar vigilantes no sentido evitar que nossas prerrogativas institucionais sejam inibidas", declarou Grella Vieira.

O deputado Fernando Capez (PSDB), representando o presidente da Assembleia, Barros Munhoz, afirmou que o procurador-geral já se revelou na gestão anterior um dos mais importantes líderes do Ministério Público, devido ao seu conhecimento, sua cultura, responsabilidade, equilíbrio e senso de justiça. Desejou ao procurador em sua segunda gestão o mesmo êxito que obteve na primeira.

"A recondução de Grella Vieira ao cargo de procurador-geral de Justiça do Estado é um justo reconhecimento ao seu trabalho. Sob a gestão de Vieira, o órgão continuará sendo um defensor intransigente do interesse público. Nesta tarefa, o Ministério Público pode contar com o governo do Estado", disse o governador Alberto Goldman.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito da capital Gilberto Kassab; o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer; o presidente do Tribunal de Justiça, Antonio Carlos Viana Santos; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Clovis Santinon; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fulvio Biazzi; o presidente da OAB, Luiz Flávio Borges D"Urso; o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo; o presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Washington Epaminondas Medeiros Barra; vários secretários de Estado, deputados federais e estaduais, além de membros do Ministério Público de São Paulo de outros Estados.

alesp