Museu de Arte do Parlamento - Ulysses Sanchez

A inspiração cubista de Ulysses Sanchez cria uma transparente tridimensionalidade
12/04/2011 14:02

Compartilhar:

Ulysses Sanchez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTEULYSSESSANCHEZ.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Garimpeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/MUSEUDEARTEOGARIMPEIRO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A dinâmica de Ulysses Sanchez denuncia decisivamente toda forma de inspiração e deseja representar com uma certa inspiração cubista, uma consciente proposta pela abolição da representação figurativa resultante de uma tridimensionalidade em transparência.



Partindo dessa raiz, o artista vê a expressão visual como uma realidade fantástica e contrapõe a arte imitativa à geometria abstrata. A partir daí, o seu traço adquire as suas justas dimensões, não em virtude de uma força emocional mas em relação aos puros valores existentes entre espaços e planos.



A ação progressiva foge ao seu destacar e cria, através de pontos de luz, um "paradigma pluri dimensional" até alcançar o simbolismo temático desejado. O contínuo variar cromático racional e peremptório dos percursos provoca situações espaciais ágeis e móveis que aspiram a mais amplas implicações. E o resultado é uma sorte de sentimento dramático da realidade das figuras retratadas.



A exemplo da obra "O Garimpeiro", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a base figurativa de seu trabalho enfoca na sua maioria a figura humana, retratando personagens da vida rural e da vida urbana, desde lavradores a músicos de rua.



O Artista



Ulysses Sanchez, pseudônimo artístico Ulysses Nunes Sanchez nasceu em São Paulo em 1972. Formou-se em artes gráficas pela escola SENAI Theobaldo de Nigris em 1990. Depois de trabalhar em agências de publicidade, dedicou-se às artes plásticas desenvolvendo desde 1995 um trabalho com vários materiais sobre diferentes suportes com o qual realiza exposições no Brasil e no exterior.



Participou das seguintes exposições coletivas: Centro Cultural e Educacional Lauderdale House, Londres, pelo Instituto Cultural Século e Arte (2010); III Mostra Internacional de Artes Visuais "O Ano Internacional do Planeta Terra", no Centro Cultural Árabe-Sírio no Brasil;

22º Salão de Arte ACSP Pinheiros, SP; Centro Cultural e Educacional Lauderdale House, Londres, pelo Instituto Cultural Século e Arte (2009); 21° Salão de Arte ACSP Pinheiros; 100 Anos de Imigração Brasil-Japão, no Instituto Cultural Século e Arte; Feira de Arte e Design no Shopping Center 3, SP (2008); Feira de Arte e Design no Shopping Top Center, SP (2007); Mostra de Arte e Design no Conjunto Nacional, SP (2004); Internacional de Arte Contemporânea de Luxemburg, pela Galerie Bresil em Luxemburgo (2003); III Salão Internacional do Petit Format na Casa do Intercâmbio Cultural São Paulo (2001); Exposição Virtual (www.artenobrasil.com.br) (2000); Instalação, performance, exposição de desenhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade (1998); Desenhos e Pinturas no Bar e Café Hall, SP; Instalação, performance, exposição de desenhos no Piccolo Studio, SP e no Teatro Hall, São Paulo, SP (1997); Fran"s Café, SP e Espaço Cultural Érico, SP (1996).



O artista que realizará em maio uma mostra individual no Espaço Cultural Candido Portinari participou ainda de exposições individuais nas Estações do Metrô no Largo Treze, no Jardim São Paulo e em Vila Madalena, entre outras.

Ulysses Sanchez conquistou medalha de ouro no 23° Salão da ACSP Pinheiros, menção honrosa em Londres (2010) e medalha de prata no Centro Cultural Lauderdale House, em Londres (2009) e participou do livro "O Brasil e o Mundo, os Melhores da Arte Brasileira" lançado em 2009 na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Possui obras em diversas coleções particulares em vários países, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp