Escolas da rede pública podem ter bicicletário

Objetivo é incentivar o uso da bicicleta como transporte
14/03/2012 19:32

Compartilhar:

Simão Pedro, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComEducacao14mar12RobDepSimaoPres.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Educação da Alesp <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComEducacao14mar12Rob3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComEducacao14mar12Rob2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/ComEducacao14mar12Rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Educação realizada nesta quarta-feira, 14/3, os parlamentares aprovaram os pareceres a nove projetos de lei. Entre eles, ao PL 937/2009, da ex-deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que trata da instalação de bicicletários nas escolas da rede estadual de Ensino do Estado. O espaço deve atender alunos, professores e funcionários e ser gratuito.

A medida tem como objetivo incentivar o uso de bicicletas como veículo de transporte, uma alternativa vantajosa para o meio ambiente, para a economia do usuário e uma forma de contornar a precariedade dos sistemas de transporte coletivo. Prandi mencionou como ponto desfavorável à adoção da medida a ausência de locais para guardar as bicicletas. No entanto, especialistas e usuários têm reclamado da ausência de ciclofaixas na cidade.

Em sua justificativa à proposta, Maria Lúcia lembra que na edição do Parlamento Jovem de 2008 a deputada jovem Taynara de Abreu Lopes, de Cubatão, apresentou projeto de lei que tratava da criação de bicicletários nas escolas da rede estadual de ensino. Na oportunidade, Prandi apresentou uma indicação ao governo do Estado para que tal providência fosse adotada. "No entanto, a ideia não evoluiu, o que nos leva a apresentar a proposta na forma de Projeto de Lei."

Os parlamentares também aprovaram dois requerimentos, de autoria de Simão Pedro (PT), presidente da CE. Uma solicita que o presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, compareça à comissão para esclarecer as notícias veiculadas na grande imprensa e o outro requerimento fala sobre o lançamento Regional do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a ser realizada em 28/3, às 15h, na Assembleia Legislativa.

alesp