Lançada Frente em Defesa dos Correios e dos funcionários


13/05/2008 09:52

Compartilhar:


O deputado Cido Sério (PT) participou nesta quinta-feira, 8/5, do ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Correio Público de Qualidade e da Valorização dos Trabalhadores da ECT. O objetivo da frente é apoiar os profissionais da ECT e buscar caminhos para preservar a manutenção da estatal.

"Quando menino, vivia em Santo Antônio do Aracanguá e lá havia duas coisas importantes que mexiam com a pequena cidade. Uma delas era o rádio e a outra era o dia em que o carteiro chegava. Além da memória afetiva que o Brasil tem, os Correios são fundamentais para o desenvolvimento do país. Esta Frente, além de lutar pela valorização dos trabalhadores, tem que impedir qualquer tentativa de privatização dos Correios", afirmou Cido Sério durante o evento.

O deputado ressaltou ainda que outra luta importante será contra as terceirizações e o fatiamento da categoria. Cido Sério lembrou que com os bancários aconteceu a mesma coisa e hoje os correspondentes que trabalham em lotéricas e grandes magazines não têm os mesmos direitos e nem os mesmos salários da categoria. "Outro debate importante e fundamental é sobre o fundo de pensão dos funcionários dos Correios. Já trabalhei em fundos de pensão representando os bancários do antigo Banespa e sei a importância que os fundos de previdência das empresas têm na vida do trabalhador", destacou.

A luta em defesa dos Correios começou em agosto de 2005, quando a Assembléia Legislativa realizou uma audiência pública de iniciativa de Roberto Felício, hoje líder da bancada do PT na Alesp. Na ocasião foi debatida a ameaça de privatização da ECT no setor postal, em razão da Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF-46), encaminhada em novembro de 2003 ao Supremo Tribunal Federal pela Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed), que tem entre seus membros empresas multinacionais como a Federal Express. A ação questionava o monopólio postal da ECT.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp