PAC leva recursos para habitação e saneamento em Diadema


04/12/2007 10:50

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Mário Reali

O deputado Mário Reali (PT) participou, nesta segunda-feira, 3/12, da assinatura do contrato entre a prefeitura de Diadema e a Caixa Econômica Federal (CEF), que prevê a liberação de R$ 96,3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Os recursos serão aplicados nas áreas de habitação, recuperação de mananciais e saneamento. Também estiveram presentes o prefeito José de Filippi, o superintendente da CEF no ABC, Everaldo Coelho da Silva, a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned), Neuceli Bonafé e o secretário de Habitação, Josemundo Dario Queiroz.

Segundo o deputado, no total serão onze intervenções e o início das obras está previsto para o próximo ano. Para a área de habitação foram destinados 23,5 milhões de reais, sendo 3,1 de contrapartida do município, aplicados na revitalização da Favela Naval e na construção de 336 novas moradias. Outros 34,3 milhões, com contrapartida de 3,4 milhões pela prefeitura, vão para recuperação de mananciais na região de Eldorado, onde os loteamentos Sítio Joaninha, Iguaçu e Complexo Caviúna englobam mais de 20 mil moradores. Para a área de saneamento, os recursos são da ordem de 38,5 milhões de reais, com contrapartida de 6,5 milhões pela Saned. As obras a serem realizadas incluem a implantação de quatro sistemas de abastecimento de água, quatro coletores troncos, que resultarão no tratamento de 60% do esgoto da cidade, além da modernização do parque de hidrômetros, que fará a troca de 70 mil aparelhos para melhorar a micro medição.

Em sua fala, Reali ressaltou que os recursos servirão para atender demandas históricas do município de Diadema, resultando em "melhorias significativas na qualidade de vida de todos os moradores". Ele elogiou a sensibilidade do governo Lula que, com o PAC, proporciona desenvolvimento com inclusão social. "Além disso, os moradores, dos quais se destaca a atuação na Favela Naval, há mais de 20 anos lutam pela completa urbanização do espaço em que vivem. E agora todos vêm os seus sonhos realizados", completou.

mreali@al.sp.gov.br

alesp