TV Cultura exibe "Batalhas da Lei", que lembra a Revolução de 32
A TV Cultura de São Paulo exibe na próxima segunda-feira, 9/7, a partir das 20h, um programa especial, com duas de horas de duração, dedicado aos 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32.
O programa, apresentado por Heródoto Barbeiro, é uma co-produção com a Assembléia Legislativa de São Paulo, e traz reportagens feitas na capital paulista, no Rio de Janeiro, e em cidades que serviram de palco para o confronto, como Cunha, Cruzeiro e São José do Barreiro, entre outras.
"Batalhas da Lei" mostra também uma análise da Revolução de 32 e da política brasileira na era Vargas, que levou ao fechamento e depois à reabertura da Assembléia Legislativa, em 1947. Participaram da mesa-redonda sobre o tema o jurista e professor da USP Dalmo Dallari; Ilka Cohen, doutora em história social, pela USP; Hernani Donato, jornalista e presidente da Academia Paulista de História, e Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, além de estudantes de direito e de história, da USP, Unicamp, PUC-SP e Universidade Mackenzie.
Para Vaz de Lima, rememorar o 9 de Julho é "destacar o exemplo de sacrifício e doação para a causa pública, que foi a marca desse movimento, e que encontramos em outros momentos de luta de todo o povo pelas liberdades, a democracia e o Estado de Direito"
Além da co-produção em "Batalhas da Lei", a Assembléia de São Paulo, instalada no Palácio 9 de Julho, lembra os 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32 com a concessão da Medalha da Constituição. O primeiro neste ano a receber a honraria das mãos do presidente Vaz de Lima foi o arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer.
"Batalhas da Lei" será reprisado pela TV Assembléia, entre 22h e 24h de segunda-feira, dia 9 de julho.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições