TV Cultura exibe "Batalhas da Lei", que lembra a Revolução de 32


06/07/2007 20:20

Compartilhar:

Com o fim do Estado Novo, a Assembléia retoma os trabalhos em 1947 no Palácio das Indústrias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/palacio das industrias.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A TV Cultura de São Paulo exibe na próxima segunda-feira, 9/7, a partir das 20h, um programa especial, com duas de horas de duração, dedicado aos 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32.

O programa, apresentado por Heródoto Barbeiro, é uma co-produção com a Assembléia Legislativa de São Paulo, e traz reportagens feitas na capital paulista, no Rio de Janeiro, e em cidades que serviram de palco para o confronto, como Cunha, Cruzeiro e São José do Barreiro, entre outras.

"Batalhas da Lei" mostra também uma análise da Revolução de 32 e da política brasileira na era Vargas, que levou ao fechamento e depois à reabertura da Assembléia Legislativa, em 1947. Participaram da mesa-redonda sobre o tema o jurista e professor da USP Dalmo Dallari; Ilka Cohen, doutora em história social, pela USP; Hernani Donato, jornalista e presidente da Academia Paulista de História, e Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, além de estudantes de direito e de história, da USP, Unicamp, PUC-SP e Universidade Mackenzie.

Para Vaz de Lima, rememorar o 9 de Julho é "destacar o exemplo de sacrifício e doação para a causa pública, que foi a marca desse movimento, e que encontramos em outros momentos de luta de todo o povo pelas liberdades, a democracia e o Estado de Direito"

Além da co-produção em "Batalhas da Lei", a Assembléia de São Paulo, instalada no Palácio 9 de Julho, lembra os 75 anos da Revolução Constitucionalista de 32 com a concessão da Medalha da Constituição. O primeiro neste ano a receber a honraria das mãos do presidente Vaz de Lima foi o arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Scherer.

"Batalhas da Lei" será reprisado pela TV Assembléia, entre 22h e 24h de segunda-feira, dia 9 de julho.

alesp