Festas de Pirassununga no Calendário Turístico

Inclusão da Festa Italiana e da Expopira no Calendário Turístico do Estado são temas de dois projetos de lei
31/10/2002 16:14

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Dorival Braga (PTB) apresentou, neste mês de outubro, dois projetos de lei que tratam da inclusão de dois eventos do município de Pirassununga no Calendário Turístico do Estado.

Um dos projetos inclui a Festa Italiana que, realizada pela primeira vez em 1998, recebeu o nome de Italia Nella Fepasa, por ter sede no recinto da estação da Fepasa. O local foi escolhido pelo fato de que ali desembarcavam os primeiros imigrantes e colonizadores italianos, no início do século XX.

Segundo Dorival Braga, a festa tem crescido e ganhado notoriedade a cada ano, "por sua organização e beleza". Em suas últimas edições, atraiu milhares de pessoas à velha estação, hoje denominada Centro Cultural de Eventos Dona Belila. Nessas oportunidades, apresentaram-se grupos musicais e de danças regionais, além do serviço de comidas e bebidas típicas. "A Festa Italiana, que vem sendo realizada nos últimos anos durante o mês de setembro, enaltece a cultura, o folclore e as tradições italianas", defende o parlamentar.

A Feira Comercial e Industrial

Outro evento que poderá constar do Calendário Turístico do Estado, a partir de um projeto de lei do deputado Dorival Braga, é a Feira Comercial e Industrial de Pirassununga (Expopira), que ocorre na semana do aniversário do município.

Nesse evento são mostrados produtos locais e das cidades da região. Na justificativa do projeto de lei, Braga destaca que fazem parte da festa um rodeio de eqüinos e bovinos, além de shows musicais com artistas que atraem um público médio de 12 mil pessoas por dia.

Os dois projetos de lei tramitam agora nas comissões temáticas da Assembléia Legislativa, para poderem ser votados.

alesp