Jamil Pereira: acordes quentes e aveludados criam um clima de intensa poesia


17/03/2008 16:09

Compartilhar:

Jamil Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/jamil pereira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> À luz de velas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/jamil pereira obra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um profundo sentimento de vida e um imediatismo do contraste de luzes e sombras, de contornos precisos, se destacam na linguagem das composições de Jamil Pereira. Através de um desenho marcante, próprio do novo realismo, o artista alcança um intimismo natural que revela o do espírito, fundamental em todas as artes figurativas e que permite captar as dimensões que estão fora e dentro de nós.

Contemplativo, por natural disposição de ânimo, Jamil Pereira colhe com rapidez o clima que envolve a sua composição, passando das meias tintas, do cromatismo tênue, dos claros e escuros à explosão da cor, à profundidade dos valores prospectivos dos espaços entre as massas.

Em suas pinturas encontra-se uma sucessão de novas e tranqüilas descobertas, de sensações cromáticas e formais, de pinceladas que surpreendem pela qualidade. Cada particular em sua obra é um elemento de contemplação, trata-se de um abandono consciente e participante das cores que se sucedem.

Essas cores se dirigem, sobretudo, a acordes aveludados e quentes próximos da pintura veneziana do século XVII, elaboradas na busca de um moderno renascer da pintura tonal.

A obra "À luz de velas", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, exprime a profundidade do pensamento do artista, acentuado nas nuances cromáticas que criam um clima de intensa poesia.

O Artista

Jamil Pereira, pseudônimo artístico de Jamilson Gentil Pereira nasceu em 1971, em São Luis do Maranhão onde começou a desenhar desde muito cedo fazendo de seus brinquedos os cadernos de desenho.

Pertencente a uma tradicional família de artistas plásticos, transferiu-se para São Paulo quando tinha aproximadamente 12 anos e, aos 16, dando continuidade aos estudos de arte recebeu orientação de Lucídio Alves Pereira e de Bert Dodson.

Desenvolveu um próprio método de ensino criando o curso "O olhar mais próximo - Segredos da arte de desenhar e pintar", em 7 fascículos.

O artista consegue orientar seus alunos mostrando-lhes que todos são capazes de desenvolver o talento para a pintura com esforço e dedicação.

Atualmente ministra aulas e workshops de desenho e pintura, na Galerie Cité, nas proximidades da estação República do metrô, em São Paulo.

Possui obras em coleções particulares em vários estados do Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp