Deputada volta a reivindicar novo prédio para o Judiciário de Guarujá


31/07/2009 11:05

Compartilhar:

Deputada Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/PRANDIJUDICIARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na reabertura dos trabalhos no Parlamento Paulista, na segunda-feira, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) irá reiterar ao governo do Estado uma reivindicação que há anos vem fazendo: a construção de um novo prédio para abrigar o Poder Judiciário do Guarujá. Para a parlamentar, a necessidade ficou ainda mais evidente após a unificação dos fóruns do Guarujá, no primeiro semestre.

A parlamentar afirma que protocolará uma Indicação ao Governo do Estado. Ela já havia apresentado emendas ao Orçamento Estadual pleiteando a reserva de recursos para esta finalidade.

Na discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010, Prandi propôs emenda para incluir a construção do novo Fórum de Guarujá entre as metas do Estado para 2010. Para ela, o acesso a uma Justiça ágil e eficiente é um dos pilares da cidadania e da democracia.

"Vencida a etapa da unificação dos fóruns de Guarujá, o que elevará a comarca à Entrância Final, agora precisamos garantir a construção de um prédio único em local central do município, o que facilitará o acesso de todo o jurisdicionado", diz ela. A parlamentar ressalta que a edificação deverá ser preparada para abrigar não apenas a estrutura atual, como também contemplar a expansão que ocorrerá nos próximos anos, em razão do aumento populacional da cidade e da Baixada Santista.

Exemplo da precariedade atual do Fórum de Pitangueiras, uma construção com dois pavimentos além do piso térreo, é a falta de elevador, que compromete a acessibilidade para idosos, deficientes e mães com crianças. "Não é possível que justamente o Poder Judiciário, instrumento máximo de defesa da Justiça, obstrua, por contingências físicas, o direito de acesso às suas instalações", conclui Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp