Cerca de cinco mil trabalhadores pedem redução de jornada


24/03/2010 18:13

Compartilhar:

Hamilton Pereira (ao microfone) no ato público, em Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/HAMILTONDIEESE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cerca de cinco mil trabalhadores participaram, no dia 23/3, de um ato, em Sorocaba, em defesa da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Organizada pela subsede da CUT, a manifestação contou ainda com a presença do deputado Hamilton Pereira (PT), do presidente do PT de Sorocaba, José Carlos Triniti Fernandes, e dos vereadores Izidio de Brito Correia e Francisco França.

A redução da jornada de trabalho no Brasil, segundo estudos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (Dieese), pode gerar até 2,5 milhões de novos empregos.

A possibilidade de qualificação foi reforçada por Hamilton Pereira que lembrou ser autor de emenda orçamentária que garantiu recursos para instalação de um campus da Unesp em Sorocaba. O deputado também falou da instalação do campus da Ufscar pelo Governo Lula e da luta encampada pelo PT de Sorocaba para trazer unidades da Escola Técnica Federal para o município.

Triniti ressaltou a importância da redução da jornada de trabalho para a geração de mais empregos e lembrou que durante o governo Lula já foram gerados 12 milhões de empregos. Izidio de Brito lembrou a mobilização dos trabalhadores, em 1984, para redução da jornada de trabalho de 48 horas para 44 horas.

A inclusão dos direitos da mulher trabalhadora também foi debatida, principalmente, através da fala da presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário de Sorocaba e Região, Márcia Viana.



hpereiura@al.sp.gov.br

alesp