Parque do Jaraguá: senhor do vale


19/01/2011 19:20

Compartilhar:

Montanhismo, atividade esportiva da região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/20090513_104721_g.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  A mata possui grande diversidade biológica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/DSC00808.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Placa de acesso ao Parque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/Placa de Acesso Parque estadual do Jaragua.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Trilhas da reserva ecológica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/w_h_05_toy03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/127_pq_estadual_do_jaraguacaio_pimenta.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Parque Estadual do Jaraguá, com aproximadamente cinco mil hectares de área, é uma das últimas vegetações remanescentes da mata atlântica em regiões urbanas. Distante apenas 16 quilômetros do centro do município de São Paulo, preserva uma valiosa amostra da mata, possuindo uma grande diversidade biológica, com muitos animais silvestres em seu habitat natural, árvores centenárias, lagos e nascentes, constituindo local de preservação ambiental de grande importância histórica, estética e recreativa.

O Pico do Jaraguá, localizado no parque do mesmo nome, e ponto mais elevado do entorno da área metropolitana de São Paulo, com 1.127 metros de altitude, destaca-se na geografia paulistana, e dele se pode avistar, num dia de ar limpo, um raio de 55 quilômetros. Jaraguá, em tupi, significa "senhor do vale". As primeiras notícias que se tem do local é que lá o patriarca Brás Cubas iniciou, em 1561, uma das primeiras lavras de ouro do país. O português Afonso Sardinha, capitão da Vila de Piratininga, ergueu ali, três décadas depois, uma fortaleza que logo depois tornou-se ponto de partida para as bandeiras. Quanto à mineração, esta só teve início na década de 1590, já que houve numerosas guerras entre os nativos da região e os conquistadores pelo domínio da terra, retardando o início da exploração. Hoje ainda se pode ver no local vestígios da antiga edificação bandeirante, que, toda reformada, foi tombada como monumento histórico.

Criado em 1961, o Parque Estadual do Jaraguá figura entre os mais representativos do Brasil, tendo também sido tombado com patrimônio histórico pela Unesco em 1994. Na área é possível praticar diversas atividades esportivas, como montanhismo e trekking pelas trilhas da reserva ecológica.

alesp