Museu de Arte do Parlamento de São Paulo - William Valeriano


16/03/2012 09:56

Compartilhar:

Anhangabaú 1931<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/WVALERIANOOBRAx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> William Valeriano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/WVALERIANOx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

William Valeriano consegue filtrar suas impressões através de um temperamento que, mesmo sendo passional, permite-lhe conseguir um justo equilíbrio.

Observando atentamente suas obras, inúmeros são os motivos que suas pinturas sugerem para qualificá-lo de pintor original com grande disposição pela cor, transmitindo realismo e veracidade histórica.

Esse elemento nos confirma que nos encontramos frente a uma interpretação poética do tema e um amor profundo por um determinado momento da vida urbana que somente podemos atribuir a um temperamento com qualidades personalíssimas e singulares.

Suas paisagens, especialmente aquelas que retratam a urbe paulistana, são apreciadas pela precisão do desenho de sua composição e pelo cromatismo típico de uma época.

Através da obra Anhangabaú 1931, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, o jovem artista demonstra estar decididamente empenhado em criar obras de grande interesse artístico e histórico, através das quais exprime sensibilidade e uma forte carga nostálgica pelo passado da pauliceia.



O artista

William Valeriano nasceu em São Paulo em 1976, filho de pais mineiros. Desde muito jovem demonstrou grande interesse pelas artes plásticas, embora seu desenvolvimento artístico tenha sido lento por falta de incentivos.

Começou a trabalhar muito cedo, como empacotador aos 12 anos e a seguir foi repositor, office boy, auxiliar administrativo de segurança. Depois de seu casamento transferiu sua residência para Atibaia, onde instalou seu ateliê.

Participou do 19º, 20º e do 21º Salão de Arte Pinheiros, organizado anualmente pela Associação Comercial de São Paulo, através de sua Distrital de Pinheiros. Em 2008 recebeu o Prêmio Especial do último Salão com a obra Rua Libero Badaró em 1930, pintura que foi adquirida para o acervo do Salão Pinheiros.

Paralelamente a suas atividades profissionais, ilustrou diversos trabalhos para livros infantis e infanto-juvenis.

Hoje, por causa de artrose e espondiloartrose anquilosante, está afastado de suas atividades e tem aproveitado o tempo para se aprimorar na arte, sua grande vocação.

Possui obras em coleções particulares e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp