Entregue relatório sobre Pinheirinho à Procuradoria Geral de Justiça


21/03/2012 10:55

Compartilhar:

Marco Aurélio com Fernando Grella Vieira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2012/MARCOAURELIOPINHEIRINHO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um relatório preliminar sobre a operação Pinheirinho foi entregue ao procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, na terça-feira (13/3) pelo Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) e por Marco Aurélio (PT).

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Marco Aurélio tem acompanhado o Condepe no trabalho de coleta de depoimentos, que embasaram o relatório, para uma investigação sobre abusos de autoridade cometidos durante a operação, em 22 de janeiro, e violações aos direitos humanos também no pós-desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos.

Para o deputado, há muitos casos que podem ser transformados em ação, como a perda dos materiais das pessoas que viviam no Pinheirinho, as lesões corporais cometidas pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal de São José " algumas divulgadas até pela imprensa " além do desrespeito aos estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso e às normas internas da Polícia Militar sobre execução de reintegração de posse.

Segundo Marco Aurélio, além do relatório, foi entregue também cópia das 634 entrevistas realizadas com os despejados do Pinheirinho. "O procurador se comprometeu a avaliar o documento e fazer os procedimentos investigatórios que a peça requer. É importante que o caso seja acompanhado também pelo Ministério Público", disse. (pm)



marcoaurelio@al.sp.gov.br

alesp